A Samsung revelou a sua linha de televisões Micro LED e Neo QLED para 2021, num evento online com o literal título “Unbox and Discover”. O evento contou ainda com o anúncio de novos monitores e soundbars, procurando satisfazer as necessidades de entretenimento das pessoas que passam agora mais tempo em casa, em teletrabalho e escola digital.

“À medida que os consumidores passam mais tempo em casa, o papel da TV nas nossas vidas aumentou - e em 2021, a Samsung continua a redefinir o papel da TV em redor das necessidades e paixões dos nossos clientes”, salienta James Fishler, vice-presidente sénior da divisão de eletrónica de consumo da Samsung. Olhando para o ano passado, as televisões passaram a servir como salas de conferencias, centros de saúde e bem-estar, assim como entretenimento, refere a marca.

A Samsung destaca um estudo recente da Omdia que refere que a marca registou 31,8% da quota global de televisores no quarto trimestre de 2020, mantendo uma quota semelhante no panorama anual, com 31,9% nesta categoria.  “O crescimento da Samsung no mercado de Visual Display reflete o seu compromisso para com as experiências mais premium de visualização em casa, assim como o rápido crescimento do portefólio QLED”, referiu a marca em comunicado. A fabricante destaca-se na categoria de ecrãs de grandes dimensões, com mais de 75 polegadas, tendo ainda introduzido ou expandido o portefólio de TV Lifestyle, com novos produtos.

Segundo Jong-hee Han, presidente para o negócio de ecrãs da Samsung, a empresa continua à procura da inovação de topo e novas experiências de ecrã. E por isso, destaca que nos últimos 15 anos tem liderado o sector da TV, em diferentes categorias. Para 2021, a empresa espera continuar a manter a sua posição de liderança, introduzindo novos produtos, incluindo a nova linha Neo QLED, a MICROLED, as televisões Lifestyle, além de outras operações de sustentabilidade a longo prazo.

A fabricante japonesa pretende explorar a tecnologia Micro LED nos seus novos modelos, pela sua qualidade de imagem, no brilho e pretos mais profundos. Estes LEDs inorgânicos ajudam a prevenir falhas e “garantem que o ecrã permaneça vibrante ao longo de toda a vida”, afirma a marca. Dando um exemplo, em 2018 a Samsung lançou o conceptual “The Wall”, um sistema de módulos configuráveis que permite atingir 292 polegadas de tamanho, para uma experiência única. Este sistema requeria uma instalação profissional, devido às suas características únicas.

Depois dessa experiência destinada essencialmente a espaços profissionais, os Micro LED chegam agora às salas de estar das famílias, mantendo a experiência cinematográfica, e sem requerer qualquer visita profissional para que o sistema funcione. As televisões Micro LED estão disponíveis em tamanhos de 110 e 99 polegadas a partir da primavera, esperando-se um modelo de 88 no próximo outono. Fica ainda a promessa de um formato de 76 polegadas no futuro.

Foi explicado que a tecnologia Micro LED pode transformar-se em quatro ecrãs, através do sistema 4Vue, permitindo consumir quatro fontes diferentes de conteúdo em simultâneo. Já imaginou assistir a diferentes provas desportivas no mesmo espaço? Ou jogar numa imagem e partilhar em stream o jogo numa outra? Isso será possível com esta gama de televisores, segundo a marca.

O outro modelo apresentado foi o Neo QLED, um televisor alimentando pelo processador Neo Quantum, assim como os novos Quantum Mini LEDs, que têm 1/40 do tamanho de um LED tradicional. Esta tecnologia permite, por exemplo, ter maior controlo da luz, obter pretos mais profundos e luzes mais brilhantes, refere a marca.

Os novos televisores da Samsung chegam igualmente a tempo de acompanhar as consolas de nova geração da Sony e Microsoft. Como se sabe, a PS5 e a Xbox Series X conseguem debitar jogos em 4K a 120 FPS, mas para isso, os televisores têm de ser compatíveis com a respetiva resolução e uma taxa de refrescamento de 120 Hz. E é isso que os modelos Neo QLED e QLEDs, destacando a resposta de 5,8 ms. A marca estabeleceu uma parceria com a AMD para que os seus modelos oferecessem o apoio Freesycn Premium Pro, tanto para PCs como consolas, salientando a experiência superior de jogo em HDR.

Em 2021, os modelos Samsung Neo QLEDs 8K (QN800A e QN900A) vão estar disponíveis nos tamanhos 65, 75 e 85 polegadas; os modelos 4K (QN90A e QN85A) vão contar com um line up mais vasto, a começar nas 50 polegadas.

A Samsung aproveitou o evento para revelar os modelos da refrescada linha The Frame, que podem ser caraterizados pelos utilizadores para combinar com a decoração da sua sala. A marca fez novas parcerias com a NAVA Contemporary e a Etsy para oferecer obras de arte mais originais, juntamente com tecnologia de curadoria suportada por inteligência artificial que recomenda obras de arte com base nas suas seleções. Os utilizadores podem aceder a mais de 1.400 peças de arte de diversas instituições mundiais para que sirvam de wallpaper quando não está a usar o televisor. E a acompanhar a oferta, as novas The Frame têm um aumento da capacidade de armazenamento de fotografias, de 500 MB para 6 GB, permitindo ter 1.200 fotografias de qualidade UHD.

Esta linha de televisões apresenta ainda novas opções de montagem, cinco formas de moldura. Destaque para a sua espessura de 24,9 mm, que segundo a marca tem a mesma profundidade de uma moldura real. Já o novo acessório My shelf permite criar uma parede personalizada para complementar o espaço da televisão, com tamanhos de 55, 65 e 75 polegadas, em cores beije, branco, castanho e preto.

Conte ainda com o projetor The Premiere, aquele que a Samsung considera ser o primeiro com laser triplo da indústria com resolução 4K. Tem um design minimalista, arestas redondas e um acabamento em tecido para se adaptar a qualquer casa. No final do ano, a Samsung vai também disponibilizar um ecrã enrolável.

A linha de exteriores não foi esquecida e a The Terrace tem novos modelos resistentes às condições meteorológicas, graças à certificação IP55 que a torna à prova de água e pó. Para além dos modelos 55 e 65, há um novo modelo de 75 polegadas, que estará disponível no verão.

Na área dos monitores, a Samsung revelou o Smart Monitor, o primeiro “do-it-all” da Samsung, compatível com Wi-fi, Bluetooth, Wireless DeX e Apple AirPlay 2. Através destas tecnologias os utilizadores podem trabalhar a partir de qualquer lugar sem estarem ligados a um PC. É possível fazer stream, controlando e partilhando os seus conteúdos a partir de um iPhone, iPad ou Mac, no caso do AirPlay 2. É possível mudar rapidamente para programas das plataformas de streaming através da plataforma Smart TV. O monitor foi assim desenhado para a produtividade e diversão sempre que desejar.

Também o monitor Odyssey G9 foi atualizado com um ecrã Quantum MiniLED, oferecendo uma curvatura do ecrã 1000R, juntando-se assim à linha completa de monitores Odyssey.

Seja para aprender ou trabalhar, a Samsung revelou também o novo modelo do quadro branco Samsung Interactive Display FLIP de 75 polegadas. Neste quadro digital é possível escrever, desenhar ou editar, com diferentes recursos de conexão para trabalho ou ensino. Trata-se de mais um equipamento para responder às necessidades impostas pelo isolamento devido à pandemia de COVID-19. O ecrã tem uma resolução de 4K e permite até 20 pessoas trabalhar em simultâneo, com sincronização com os respetivos equipamentos pessoais. Caso não necessite um tamanho de 75 polegadas, a linha conta com modelos mais pequenos, de 13, 55 e 65 polegadas, mas igualmente maior, um de 85 polegadas.

As novidades estenderam-se ao som, com a apresentação da nova soundbar Samsung da linha Série Q. Esta soundbar mede o seu espaço de forma a projetar o áudio para onde precisa mesmo de estar. A Samsung afirma que o modelo Q960A oferece o primeiro canal de som da indústria 11.1.4, com a promessa de colocar os utilizadores no centro da ação. Através de um toque, os utilizadores podem ativar o Bass Boost, conferindo-lhe baixos mais potentes. Pode emparelhar a coluna aos assistentes virtuais Amazon Alexa e Bixby, para maior controlo das suas funcionalidades.

Nota de redação: O artigo foi atualizado com novas informações e imagens. Última atualização 15h47.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.