A Samsung, empresa sul-coreana de consumíveis electrónicos, revelou recentemente um novo disco óptico para armazenamento de dados "da próxima geração", destinado a substituir os actuais DVDs - Digital Versatile Discs -, informou a AsiaBizTech. A companhia espera começar a comercializar o produto em 2004.



A capacidade de gravação numa única camada de um só lado do disco - que tem 12 cêntimetros de diâmetro - é de 23 Gbytes. O disco é gravado através de ranhuras com uma distância de 0,3 microns entre as faixas, sendo a extensão da marca menor de gravação de 0,185 microns. O sistema óptico baseia-se numa camada de cobertura de 0,1 milímetros, a mais adoptada pelos fabricantes do sector.



O sistema de codificação desta unidade designa-se "RLL (2,10) Dual", e foi desenvolvido também pela Samsung. Este sistema visa obter uma melhoria de cinco por cento na qualidade da gravação, em comparação com o processo EFMPlus, um código de modulação que permite gravar DVDs.



O método de correção de erros da nova tecnologia óptica - conhecido por Block and Codeword Interleaving Scheme - foi também desenvolvido pela fabricante sul-coreana, caracterizando-se pelo facto de a sua imunidade a erros ser duas vezes superior ao mecanismo RS-PC actualmente empregado nos DVDs.



O protótipo processa sinais através de uma técnica designada Partial Response Maximum Likelihood (PRML), que é utilizada para diferenciar um sinal válido de barulho.



Notícias Relacionadas:

2001-10-19 - Matsushita desenvolve discos DVD graváveis de duas faces

2001-09-24 - Equipa japonesa consegue avanço em armazenamento de dados

2000-11-02 - Sony apresenta disco óptico de 40 GB

2000-10-10 - DVD de laser azul com 45 GB

2000-07-04 - 140 GB num disco regravável