A Samsung vai apresentar uma nova geração de ecrãs para computadores portáteis que se destacam pela alta resolução: em 13 polegadas existem 5,76 milhões de píxeis num total de 276 píxeis por polegada (ppi).

Caso a tecnológica sul-coreana apresente um portátil com este tipo de ecrã incorporado, o Chromebook Pixel (239ppi) da Google deixa de ter o título de computador com a maior resolução da atualidade. O MacBook Pro Retina (227ppi) e o Toshiba Kirabook (221ppi) também vão ficar para trás nesta guerra da alta resolução em computadores.

As 13 polegadas da Samsung têm uma resolução de 3200x1800 píxeis e que é "definida" como WQXGA+. Depois dos smartphones com ecrãs de alta resolução, 2013 pode ficar marcado por ser também o ano dos computadores de alta definição nos ecrãs.

A fabricante asiática promete que o consumo de energia é 30% inferior aos restantes painéis LCD do mercado com as mesmas dimensões, justificado pela redução no número de circuitos usados.

A nova gama de ecrãs vai ser apresentada na semana da Society for Information Display (SID) 2013 que começa hoje, 21 de maio, no Canadá.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico