A Samsung Electronics acordou com a Sony começar a fabricar e vender o conhecido Memory Stick da primeira firma, usado em câmaras digitais e agendas electrónicas, noticiaram ambas as empresas nos seus respectivos sítios oficiais na Internet.

De acordo com o contrato acabado de assinar, a Samsung vai começar a manufacturar e distribuir este suporte de armazenamento para equipamentos electrónicos da Sony no presente trimestre, iniciado em Julho e que terminará em Setembro próximo.

Sobre esta parceria - que começou com um pré-acordo assinado em Agosto de 2001 que conferia a alguns produtos Samsung compatibilidade com o Memory Stick - o presidente da Sony, Kunitake Ando declarou que "a Samsung Electronics é um dos maiores fabricantes de semicondutores e o seu fabrico e venda do Memory Stick irá acelerar o crescimento deste produto em todo o mundo".

No fundo, o que a Sony pretende com este acordo é atrair futuros clientes para os seus produtos electrónicos compatíveis. O Memory Stick é visto pela Sony como o centro de uma rede interligada de produtos digitais, permitindo aos utilizadores transferir fotos tiradas a partir de câmaras digitais ou de telemóveis para PC ou ainda fazer download de música do computador para um walkman ligado em rede.

Como parte desta parceria, a empresa sul-coreana irá vender o Memory Stick sob o nome Samsung, competindo assim com outras especialistas em memória como a Lexar Media ou a Sandisk. Além disto, a Samsung irá adaptar o Memory Stick aos seus produtos compatíveis, como leitores de DVD ou televisões.

A procura de memória amovível deverá continuar a crescer impulsionada pelo mercado das câmaras digitais. A Sony afirmou no passado mês de Julho que espera vender 10 milhões de câmaras digitais até ao final do ano. Segundo dados da indústria recolhidos pela Agência Reuters, o mercado global de memória flash representa hoje 10 mil milhões de dólares, com o Memory Stick a deter um quarto do total deste bolo.

Notícias Relacionadas:

2001-09-02 - Samsung apresenta memória flash com um gigabit
2001-08-01 - Sony reduz preços do Memory Stick

2001-03-17 - Vendas acumuladas de Memory Stick chegam aos 10 milhões