O Top 20 das maiores vulnerabilidades de segurança informática relacionadas com o software apresentado pelo SANS Institute foi este ano novamente dividido em duas listas, dez relacionadas com o Windows e outras dez com o software Unix/Linux. O IIS e servidores SQL, a autenticação, o Internet Explorer e os serviços de acesso remoto lideram a lista referente ao Windows.
Entre os dez problemas identificados para o Unix e Linux constam-se os riscos associados ao nome de domínio BIND, chamadas de procedimento remoto, software de servidores Web Apache, contas de autenticação Unix sem passwords ou com passwords fáceis de adivinhar.
O SANS reformulou algumas das vulnerabilidades relativas o Windows, combinando o NETBIOS, o login anónimo e acesso ao registo remoto do ano passado numa única categoria que inclui a vulnerabilidade RPC. A questão da gestão de redes e da autenticação Windows também foram colocadas no mesmo ponto da lista.
Ao reunir estas vulnerabilidades em categorias, foi deixado espaço para que outras novas vulnerabilidades surgissem, onde se incluem nomeadamente as relativas a aplicações de correio electrónico Outlook e Outlook Express, a partilha de ficheiros peer-to-peer e o Simple Network Management Protocol (SNMP).
Notícias Relacionadas:
2002-10-03 - Governo norte-americano revela lista das vulnerabilidades informáticas mais comuns
2002-10-01 - GSA prepara apresentação das principais falhas de segurança com novidades
Em destaque
-
Multimédia
Ingenuity: O que aconteceu ao helicóptero da NASA que superou todas as expetativas e fez história em Marte? -
Site do dia
Consegue adivinhar um filme a partir de uma imagem? Teste os seus conhecimentos em FrameGuess -
App do dia
Fire Emblem Shadows é uma nova aventura de estratégia da Nintendo para smartphones -
How to TEK
Conversas "aborrecidas" com o ChatGPT? Veja como mudar a personalidade do chatbot da OpenAI
Comentários