A SAP AG e a Accenture desenvolveram em parceria uma solução de software destinada ao sector energético. Baseada na plataforma SAP NetWeaver, a SAP xApp Integrated Exploration and Production (SAP xIEP) pretende contribuir para aumentar a produtividade e reduzir custos e tempos de ciclo entre as empresas energéticas extractivas.




O SAP xIEP permite às companhias energéticas extractivas integrar informações críticas, dados e aplicações - incluindo os de actividades de desenvolvimento, produção, operações e manutenção - para melhor executar processos de extracção de petróleo e de gás, asseguram SAP e Accenture em comunicado.




A nova solução de software de gestão foi concebida, segundo os seus criadores, para suportar processos empresariais de extracção, específicos deste sector, começando pela manutenção de recursos extractivos. O suporte para este processo inclui a classificação e priorização de trabalhos de manutenção, a redução de manutenções recorrentes e de falhas com grande impacto, a optimização de níveis de inventário e a disponibilidade de componentes importantes, a previsão de falhas de equipamento e de actividades de manutenção não planeadas, e a abreviação dos tempos de resposta a parceiros internos e externos.




A breve prazo, a Accenture e a SAP tencionam melhorar esta ferramenta desenvolvida em conjunto no sentido de incluir o suporte a funções adicionais, nomeadamente incluindo compras, operações (planeamento, calendarização e manutenção) e contabilidade. "Quando estas funcionalidades forem acrescentadas, o SAP xIEP irá permitir aos trabalhadores, nos diferentes locais, aceder aos dados mais recentes dos projectos, a partir de locais remotos, e visualizar todas as informações relevantes, como sejam dados diários referentes às perfurações. Os trabalhadores poderão sincronizar dados de diferentes origens e colaborar remotamente com os membros das suas equipas - como sejam engenheiros, profissionais geotécnicos e equipas administrativas - para apoiarem os processos empresariais de extracção", salienta o press release.




Notícias Relacionadas:


2004-11-21 - Entrevista: Investimento da SAP nas PMEs tem em vista alcançar a posição de liderança no mercado