Num encontro com a imprensa, realizado esta manhã, a SAP mostrou três novas apostas que visam melhorar a produtividade e os resultados empresariais, tanto para trabalhadores como organizações. As soluções em questão destinam-se a information workers e permitem que estes interajam de forma rápida e segura com os processos de negócio da empresa.



Neste sentido, a SAP começou por demonstrar o Duet, uma ferramenta desenvolvida em conjunto com a Microsoft que permite melhorar a produtividade dos empregados ao eliminar as barreiras entre as aplicações empresariais e as de produtividade, neste caso, o Microsoft Office.



Esta solução permite que os trabalhadores acedam e utilizem as aplicações SAP enquanto trabalham na suite de produtividade da empresa de Bill Gates. A unificação das duas aplicações permite simplificar tarefas como a distribuição de relatórios, a monitorização de ocorrências, a gestão de dados offline, a gestão de compras, monitorização de orçamentos, entre muitas outras acções.



De acordo com a SAP, a combinação das duas ferramentas vem aumentar o controlo da gestão através da simplificação dos processos de negócio e do acesso dos colaboradores à informação corporativa através de um ambiente familiar.



Na mesma apresentação foi abordado o funcionamento do SAP xApps Analytics, uma aplicação que se dirige à análise de informação de negócio. Esta solução combina funcionalidades analíticas, transaccionais e colaborativas que permitem criar processos de negócio "inteligentes e compósitos", diz a empresa.



O xApps Analytics baseia-se num ambiente "self-service", através do qual o utilizador pode definir os seus indicadores e queries, entre outros vectores. Esta aplicação pode ser integrada nos sistemas back-end a um nível transaccional.



Por fim, a SAP demonstrou as capacidades do Interactive Forms by Adobe - desenvolvido, como o nome indica, em parceria pelas duas empresas -, uma solução que pretende ultrapassar as limitações de processos baseados em papel, um método que, de acordo com a empresa "é pouco produtivo e propício ao erro".



Através desta ferramenta as empresas podem adoptar um sistema automatizado de preenchimento de electrónico de formulários. Para isso é sugerida a integração de documentos PDF nos processos de negócio. O Interactive Forms permite o preenchimento dos formulários online ou offline e dá a possibilidade de integração dos mesmos nos ERP assim que é submetido sistemas aplicacionais SAP



A solução combina dados XML com o formato Adobe PDF, assim como com os dados inseridos no formulário vindos directamente de uma aplicação SAP. As informações inseridas pelo utilizador são automaticamente extraídas do formulário em PDF e actualizadas nas bases e tabelas da aplicação SAP. O workflow do processo pode ser monitorizado ou visualizado a qualquer momento, facilitando a gestão dos processos.



De acordo com Diogo Baptista, Business Development Manager da SAP, as soluções hoje apresentadas permitem "potenciar os negócios das organizações", através do aumento do desempenho dos colaboradores e, simultaneamente, permite que "a gestão tenha uma visão sobre a informação/dados referentes ao negócio" a vários níveis, o que acaba por tornar as tomadas de decisão mais rápidas e eficientes.



Notícias Relacionadas:

2006-10-12 - Soluções de gestão SAP escolhidas por 900 empresas da EMEA