A SAP prepara-se para dar a conhecer na edição da International Utilities Conference 2005 que começa amanhã em Viena, na Áustria, o roadmap de lançamentos relacionado com as soluções para utilities, assim como a sua visão de futuro para aquela área.



A gigante do software empresarial diz num comunicado que o roadmap a apresentar para a área das empresas de serviços básicos tem em conta as novas tendências e desafios dos mercados emergentes, nomeadamente os requisitos de desregulação pendentes, como a separação dos negócios de comercialização retalhista e grossista. "No início de 2007, as utilities na União Europeia e em outras regiões do mundo terão que ir ao encontro dos requisitos regulatórios para separar a anterior geração integrada de operações", refere a SAP.



"Para fornecer aos intervenientes do mercado, como os retalhistas, acesso livre às redes de distribuição, o software das utilities terá que suportar processos empresariais colaborativos e possibilitar a troca segura e fácil de dados com sistemas informáticos de terceiros", explica a fabricante.



Ao mesmo tempo, e mediante uma estratégia assente nos serviços, a SAP está a combinar as suas soluções para a indústria com a tecnologia da SAP NetWeaver, de modo a criar aquilo que denomina de uma aproximação de "applistructure", um termo usado pela Forrester Research que aponta para uma mudança radical na arquitectura de soluções de software resultante da convergência das aplicações e da infra-estrutura.



Com esta estratégia, a SAP pretende dar às empresas de utilities a flexibilidade para rapidamente responderem às condições de mercado ao realinhar workflows e as aplicações subjacentes. Libertando o software da codificação para executar processos de trabalho rígidos, as utilities poderão disponibilizar soluções como serviços empresariais. Isto ajudará a indústria a adaptar rapidamente os processos padrão às mudanças regulatórias locais.



Além dos responsáveis da SAP, a conferência de três dias que se inicia amanhã contará igualmente com a presença de vários clientes que irão ilustrar a forma como as soluções SAP podem ajudar a indústria das utilities a endereçar as novas tendências de mercado, como a mencionada desregulação, a optimização dos custos, a segurança e as novas tecnologias de colaboração e integração.



Notícias Relacionadas:

2004-12-21 - SAP e Accenture desenvolvem software de gestão para o sector energético

2003-03-21 - SAP introduz plataforma de aplicações e integração NetWeaver