A IBM, em parceria com investigadores europeus, desenvolveu uma nova ferramenta para pesquisa de conteúdos multimédia online, que afirma ser mais eficaz que os métodos até agora utilizados por serviços como o Google e o Yahoo.

O SAPIR (Search in Audio-Visual Content Using Peer-to-Peer Information Retrieval) analisa e indexa os vídeos e fotografias atendendo à própria imagem e através de atributos como a cor, layout, forma e sons. Durante a pesquisa compara as descrições com as características de fotografias existentes para assim identificar a imagem, explica o IDG News.

Esta abordagem distingue-se dos mecanismos de pesquisa até agora existentes, que filtram as imagens com base em legendas ou textos que lhes estejam associados, precisa a empresa.

Depois de aperfeiçoada esta tecnologia deverá ajudar a produzir aplicações capazes de - através de uma fotografia - descobrir lojas que vendam um produto, ou auxiliar em diagnósticos médicos, acreditam os responsáveis da IBM.

Por agora os investigadores estão a aperfeiçoar esta ferramenta, pelo que ainda será necessário esperar "algum tempo" até que comece a ser integrada em produtos da fabricante, disse Ari Fishkind da IBM, citado pela IDG.

O porta-voz terá ainda acrescentado que todos os que participaram no desenvolvimento da nova tecnologia estão também autorizados a incorporá-la em produtos.

A equipa que desenvolveu o SAPIR integra membros da empresa em Israel, do Instituto Max-Placnk (Alemanha), do Eurix (Itália), da Xerox (em França), da Universidade de Masarvkova (República Checa), da Telefónica (Espanha) e do Grupo Telenor (Noruega).

A versão de testes já se encontra disponível online para quem quiser "ver pelos seus próprios olhos" os resultados até agora alcançados pela ferramenta desenvolvida numa lógica de peer-to-peer.