O portal SAPO lançou recentemente o Euro Trocos, um software que se destina a ajudar as micros-empresas e PMEs a calcular os trocos durante o período da dupla circulação do euro e do escudo - até ao dia 28 de Fevereiro.



Este programa - cujo download pode ser feito gratuitamento no canal Euro do SAPO - ocupa cerca de 1 Megabyte de espaço no disco e permite visualizar imediatamente as moedas e notas que se devem dar como troco aos clientes, quer o pagamento seja em euros ou em escudos.



Segundo o comunicado divulgado, "o Euro Trocos já é utilizado em algumas lojas, que colocam o monitor do PC visível para que os seus clientes possam acompanhar a operação e visualizar as notas e moedas que deverão receber de troco, reforçando assim a confiança do consumidor".



Tiago Morgado Santos, criador deste software, explica que o funcionamento do Euro Trocos é muito simples. No campo "total", introduz-se o valor da venda a cobrar ao cliente. O valor que o cliente deu deve ser inserido, por sua vez, no espaço "pago", colocando esse montante na caixa dos euros se tiver pago com a moeda única ou na de escudos se tiver utilizado a antiga moeda nacional.



No caso de ter efectuado um pagamento em escudos - euros e escudos -, o comerciante pode introduzir as quantias respectivas em cada campo. O troco a dar ao cliente é calculado automaticamente pelo programa, tanto em euros como em escudos.



Esta é a mais recente das ferramentas disponibilizadas no canal Euro do SAPO, como dois conversores, um para utilização online e outro para ser guardado no disco rígido do computador. O site integra também um serviço de resposta a dúvidas por email que é assegurado por funcionários da Comissão Nacional do Euro, a parceira oficial deste projecto, bem como tabelas de conversão e, para quem testar os seus conhecimentos sobre a nova moeda, o Jogo do Euro.

Notícias Relacionadas:

2001-12-28 - Maioria dos portugueses desconhece forma de inserir símbolo € no PC

2001-11-30 - Compaq e Primavera ajudam PMEs a prepararem-se para o Euro

2001-09-30 - Três quartos das empresas clientes da SAP apresentam facturação em euros

2001-09-27 - Eticadata disponibiliza conversor para Euros aos seus clientes