O SAPO vai aproveitar a realização do Codebits para lançar o seu primeiro telemóvel de marca própria, com sistema operativo Android. O portal do Grupo PT, que também tem serviços de ligação Internet fixa e móvel, segue assim o exemplo já assumido pela TMN.

Ainda se sabe pouco sobre o novo equipamento, que terá o nome de SAPO a5, mas é garantido que a plataforma móvel usada é Android, pelo que será de esperar que sejam potenciadas neste telemóvel as aplicações que o SAPO já desenvolveu para este sistema operativo de smartphones.

A TMN já assumiu que é estratégico para a empresa ter smartphones de marca própria, que são especificados em Portugal e fabricados num dos parceiros OEM. Até agora a empresa móvel do mesmo grupo já recorreu ao fabrico da Huawei e da ZTE e não é demais esperar que o SAPO tenha recorrido aos mesmos parceiros.

O SAPO tem apostado na conversão de conteúdos para as plataformas móveis, desenvolvendo aplicações e widgets para várias plataformas, como o TeK tem vindo a escrever. A Banca SAPO, os cinemas e o desporto são alguns dos exemplos que têm ganho sucesso nas plataformas Android nos telemóveis e mesmo no Samsung Galaxy Tab.