A Seagate revelou ontem mais informação sobre a sua nova tecnologia de segurança e gestão de informação pessoal, a DriveTrust Technology, que pretende simplificar a utilização de técnicas de encriptação para utilizadores individuais e empresas, estendendo-a aos discos rígidos dos diversos equipamentos. A tecnologia DriveTrust abarca não só os PCs mas também equipamentos electrónicos e dispositivos móveis e apresenta-se como alternativa a sistemas de cifra por software, como o PGP ou o BitLocker integrado no próximo Windows Vista.

Actualmente a tecnologia DriveTrust já está integrada na linha de discos DB35 da empresa, destinados a DVDs e outros equipamentos de entretenimento digital. Segundo a empresa, estes discos são os primeiros a garantir aos fornecedores de serviços que o conteúdo guardado na drive não pode ser copiado ilicitamente se o disco for retirado do equipamento.

Para o primeiro trimestre de 2007 a Seagate tenciona colocar no mercado o Momentus 5400 FDE.2, uma drive para computadores portáteis que será a primeira com encriptação em todo o disco, evitando acessos não autorizados a toda a informação do computador em caso de perda, roubo ou revenda do equipamento.

Embora os utilizadores precisem de apenas uma password para desbloquear a protecção, este sistema oferece garantias adicionais em relação à encriptação tradicional por realizar todas as operação de cifra e controle de acesso na própria drive, explica a empresa.

O roubo de informação guardada nos discos rígidos tem sido um dos grandes problemas de segurança registados nos últimos meses, sobretudo a nível dos computadores portáteis e equipamentos de armazenamento de dados, perdidos ou roubados, mas também após revenda dos PCs com a possibilidade de recuperação da informação das drives.

Notícias Relacionadas:

2004-09-13 - Intel define novo interface de armazenamento com líderes da indústria