A Microsoft apresentou a segunda geração do seu leitor de Mp3, Zune. Os novos modelos apresentaram novidades no design exterior, nas funcionalidades com um interface redesenhado e nas características a nível de hardware. O lançamento está previsto para Novembro e ocorre a nível global.

O Zune 80 é o topo de gama e tem uma capacidade de 80 Gb, mantém o Wi-fi do seu antecessor, mas apresenta um novo controlo direccional sensível ao toque. O ecrã aumentou de 3 polegadas para 3,2, mas a resolução manteve-se QVGA. As dimensões anunciadas são de 108,2 por 61,1 mm.

Os modelos Zune 80 estão disponíveis em preto a partir de Novembro, com mais cores a estarem disponíveis posteriormente. O preço rondará os 250 dólares (177 Euros).

O Zune 4 e o Zune 8 são bastante mais pequenos (90 por 44 mm) e diferem apenas na capacidade da memória flash incorporada, com 4 e 8 Gb respectivamente. Apresentam o mesmo controlo direccional do Zune 80, Wi-fi e um ecrâ de 1,8 polegadas. Estarão disponíveis em rosa, verde, preto e vermelho, também a partir de Novembro, com um preço de 200 dólares (141 euros) para o Zune 8 e 150 dólares (106 euros) para o Zune 4.

Em toda a linha a grande novidade é o interface e o próprio sistema operativo que, segundo a Microsoft, foi totalmente reescrito. Os utilizadores que possuam um Zune da geração anterior, que se mantém na gama e passa a chamar-se Zune 30, não foram postos de lado e poderão fazer o upgrade gratuito para o novo sistema operativo com total paridade de características com os novos modelos.

Toda a gama permite agora a sincronização de música, vídeos e fotos por Wi-fi.
Os Zunes passarão também a poder ler ficheiros de vídeo codificados em H.264 e Mpeg-4, sem necessidade de conversão para WMV.

O Zune é a resposta da Microsoft ao popular leitor de Mp3 da Apple, o iPod. Para além de oferecer algumas características únicas, não disponíveis no iPod, pretende ainda oferecer uma maior integração com o sistema operativo Windows e com o Windows Media Player.

Notícias Relacionadas:

2007-05-31 - Microsoft já vendeu um milhão de leitores Zune