A Lindows.com, acaba de lançar a segunda versão experimental do LindowsOS, uma distribuição do sistema operativo open-source Linux desenvolvida pela companhia de Michael Robertson, antigo director executivo do site MP3.com.



Contudo, o LindowsOS 2.0 está apenas disponível aos Insiders, assinantes que subscreveram um serviço que mediante o pagamento anual de 99 dólares (101,13 euros), recebem o direito de ter acesso a todo o software produzido pela companhia durante esse período.



A primeira grande novidade que os utilizadores poderão detectar é um interface gráfico renovado, de modo a ser esteticamente mais atraente, mais funcional e fácil de utilizar. Graças a parcerias com empresas como a Hewlett-Packard, a distribuição incorpora um suporte intuitivo de configuração para mais de 800 impressoras, desde modelos económicos de jacto de tinta a modelos de lazer a cores.



Outra funcionalidade que esta versão acrescentou é uma função de monitorização que permite detectar todas as impressoras presentes numa rede empresarial. Os utilizadores de redes baseadas em software da Microsoft podem utilizar servidores de impressoras



Os clientes da cadeia de lojas Walmart que adquiriram computadores equipados com o LindowsOS com preços situados entre 199 e 599 dólares (entre 203,28 euros e 611,90 euros) poderão actualizar gratuitamente para a mais recente versão da distribuição através da secção Click-N-Run do site da Lindows.com.



O LindowsOS 2.0 inclui também um forte portfólio de software, como um cliente melhorado de correio electrónico e um browser da Web - disponibilizados através do pacote Netscape 7.0 da AOL Time Warner, que permite a navegação por tabs e um bloqueador de janelas pop-up. Os controlos do ambiente de trabalho também foram melhorados, oferecendo agora a hipótese de ajustar a resolução do monitor.



No leque de outras características introduzidas, contam-se a administração do consumo de energia de computadores portáteis e controlos da bateria. Os utilizadores podem configurar placas WiFi de redes locais sem fios e utilizar os servidores de ficheiros do Microsoft Windows, quer estejam num ambiente empresarial ou em casa.



A Click-N-Run, termo que também designa a tecnologia empregue para efectuar o download de programas em computadores LindowsOS, foi optimizada para ter um desempenho melhor em ligações de banda larga e dial-up. Se o utilizar desejar, pode instalar vários programas em simultâneo. A versão oficial, que se irá denominar LindowsOS 3.0, deverá ser lançada no final deste ano por download.



Notícias Relacionadas:

2002-08-14 - Lindows.com pretende lançar um PC de 199 dólares

2002-04-09 - Segunda versão Sneak Preview do LindowsOS já está pronta

2002-03-19 - Microsoft não convence tribunal sobre violação da marca Windows pela Lindows.com