A potencialidade está lá, a execução é que pode não ser a melhor. Mas a partir de hoje, 15 de julho, os jogadores do Reino Unido vão poder tirar as suas dúvidas relativamente ao PlayStation Now, o serviço de streaming de jogos da Sony.

Para já a ferramenta ainda só está disponível em beta, mas marca a estreia do conceito na Europa. Na prática o serviço permite que os jogadores “aluguem” jogos da PlayStation 3, jogando-os em dispositivos compatíveis e que não implicam forçosamente a própria PS3.

No entanto a consola também suporta o PS Now, assim como a PlayStation Vita, a PlayStation TV e a PlayStation 4, televisores Sony Bravia e também leitores Blu-Ray da marca. O valor dos jogos varia, assim como o seu tempo de aluguer: podem ir de 48 horas a um mês completo.

A lista de títulos disponíveis é considerável e inclui nomes de peso como The Last of Us,God of War: Ascension, Bioshock Infinite e Final Fantasy XII. Apesar de ser apelidado de “Netflix dos videojogos”, a verdade é que alguns dos preços praticados e também algumas dificuldades técnicas - de acordo com o que é possível ler na imprensa internacional - estão a dividir os jogadores quanto ao valor do serviço.

O TeK questionou a PlayStation Portugal sobre a possível chegada do serviço ao mercado nacional, mas até ao momento ainda não recebeu uma resposta.

A primeira beta pública - a mesma que estreia agora no Reino Unido - aconteceu nos EUA a 31 de julho do ano passado, marcando quase um ano de diferença no lançamento da plataforma.