A partir desta terça-feira, dia 20 de abril, a Microsoft alargou o seu serviço de cloud gaming ao PC e utilizadores de iOS. O lançamento é bastante limitado, com acesso apenas por convite, e vai permitir aos utilizadores selecionados de acederem à sua conta de Xbox Game Pass Ultimate e jogar os títulos disponíveis em streaming. O objetivo é testar a estabilidade do serviço fora da esfera interna da fabricante.

O serviço será acedido diretamente através de um browser de internet (Edge, Chrome ou Safari) e acedido no seu endereço oficial. A Microsoft espera assim adicionar mais de mil milhões de equipamentos ao seu ecossistema, considerando o número de computadores com o Windows 10 e equipamentos com iOS.

De recordar que, na data de lançamento do xCloud para a Android, a Microsoft não tinha conseguido obter a autorização da Apple para lançar o serviço na App Store, devido às restrições importas pela empresa à entrada de novos conteúdos na loja de aplicações. Segundo as regras da Apple, todos os jogos disponíveis no serviço teriam de ser individualmente validados para serem aprovados. A Microsoft viu-se obrigada a criar uma aplicação web em vez de uma app nativa que pudesse ser descarregada da App Store.

Microsoft já antecipa futuro sem necessidade de consolas para jogar videojogos
Microsoft já antecipa futuro sem necessidade de consolas para jogar videojogos
Ver artigo

O serviço oferece atualmente 100 jogos das suas consolas que ficam agora disponíveis nas novas plataformas. Os utilizadores podem utilizar um comando compatível com Bluetooth se quiserem jogar sem fios, ou ligar diretamente através de USB. Alguns dos jogos suportam, no caso dos equipamentos mobile, interfaces táteis.

Segundo a Microsoft, os convites foram feitos a utilizadores espalhados pelos 22 países onde o serviço já é suportado, incluindo Portugal. O plano da tecnológica é fazer chegar o serviço a todos os utilizadores nos próximos meses, sem ter anunciado uma data em concreto.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.