A ServiSIS apresentou hoje em conferência de imprensa a sua mais recente solução de Disaster Recovery, o backupSIS, um produto dirigido a empresas que funcionem com bases de dados Progress, independentemente dos ambientes de trabalho em que estejam inseridas.

Numa primeira parte desta apresentação, José Miguel Cunha, responsável pelos gestores de clientes da firma, destacou a necessidade crescente por este tipo de produtos para fazer face a situações de catástrofe, dando como exemplo máximo os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001. Neste contexto, para o mesmo torna-se vital para as empresas salvaguardarem as suas informações úteis de forma a que estas possam dar continuidades operacional ao seu negócio e minimizar os efeitos decorrentes de desastres.

Para prevenir situações extremas de perda total de informações vitais decorrentes de catástrofes naturais, como incêndios, ou premeditadas, como vírus, a ServiSIS criou o backupSIS. Em termos técnicos pode dizer-se que esta solução assenta numa metodologia assíncrona de replicação transaccional, através da qual todas as transacções efectuadas na base de dados do cliente (ambiente de produção) são enviadas para um ambiente alternativo, que as recupera num processo continuamente monitorizado.

Em termos práticos, como explicou Eduardo Shirley, responsável de sistemas e bases de dados da empresa, o que este produto faz é passar simultaneamente a informação contida no servidor original para um outro alternativo - que pode estar situado em qualquer lugar - garantindo que ambas as máquinas contenham os mesmos dados. Assim, em caso de falha do primeiro servidor, a informação poderá ser recuperada pela segunda máquina no espaço de alguns minutos, isto independentemente da eventualidade dos servidores utilizarem diferentes plataformas (NT, Linux, Unix).

Desta forma a SIS garante aos seus utilizadores que esta solução lhes permitirá ganhos de tempo, uma recuperação total da informação e fiabilidade, uma vez que a mesma utiliza standarts de mercado. Além disto, o backSIS é compatível com as aplicações da base de dados e do sistema operativo.

Para o mesmo responsável merece ainda destaque que "o facto da solução não interferir nas bases de dados e ser externa a qualquer aplicação representa também uma importante mais-valia na versatilidade com que o produto pode ser implementado no sistema dos clientes". O backupSIS será brevemente colocado à venda, através de uma licença única de manutenção, a um valor situado na ordem dos mil euros.

Notícias Relacionadas:

2002-09-08 - Entrevista "Estar pronto para dar resposta a algo que se espera nunca venha a acontecer"

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.