De origem norte-americana, a StorageCraft começou por se dedicar ao desenvolvimento de soluções integradas de protecção e recuperação de dados e só no início do ano passado começou a vender produtos de marca própria, iniciando ao mesmo tempo a internacionalização. A marca chega agora a Portugal pela mão da Multiplicar Negócios, que localizou o software e vai começar a comercializá-lo no início do próximo ano.

A segurança dos dados e a sua recuperação rápida são o principal enfoque do ShadowProtect, o software desenvolvido pela StorageCraft, que permite fazer backups de forma rápida de servidores ou desktops Windows, sem ter de interromper a utilização das aplicações, para discos ou partições, dispensando as tradicionais tapes.

O backup de dados pode ser definido de forma automática e é transparente para os utilizadores, podendo os ficheiros de backup completos ou incrementais ser guardados em discos externos, pen discs, sistemas NAS ou até partições de discos e pastas de rede, como explica Paulo Silva, director técnico da StorageCraft Portugal.

A recuperação de ficheiros perdidos é uma das principais mais valias deste produto já que pode ser feita de forma quase imediata num outro computador ou no próprio sistema, sendo os ficheiros visualizados como no Explorer do Windows e restaurados com um simples drag & drop para o local pretendido.

O ShadowProtect tem versões para diferentes necessidades das empresas, a começar na versão para servidores Windows Small Business Server, com um custo de 260 euros, ou para outras versões do Windows Server, onde o custo varia entre 629 e 566 euros consoante o número de licenças adquiridas.

As versões desktop têm preços a partir de 43 euros, custando uma única licença 56 euros. Existe ainda a opção de serviços de manutenção de um, dois ou três anos, que incluem as actualizações, upgrades e suporte telefónico para o software.

Para já a aplicação só poderá ser adquirida através de revendedores certificados pela StorageCraft Portugal, e está já prevista a oferta de soluções integradas, com a venda de hardware específico para backups.

Ruben Dias, Director-geral da Multiplicar Negócios, explicou ao TeK que não está afastada a hipótese de comercializar a versão desktop nas lojas, mas que a StorageCraft está a preparar uma versão mais intuitiva para os utilizadores individuais, que deverá ser lançada no próximo ano e que será mais adequada a este tipo de estratégia.

Nota da Redacção: A notícia foi corrigida no preço de uma única licença, que custa 56 euros e não 43 como tinha sido referido.