A abertura oficial da CES 2026 contou com alguns dos principais protagonistas da indústria e um keynote da Siemens onde o futuro da indústria com IA esteve em destaque. Roland Busch, Presidente e CEO da Siemens AG defendeu que este é o momento da transformação e que a empresa está a usar as suas competências nesta área, com parcerias e tecnologia de IA, para conseguir um salto tecnológico que se reflete em benefícios para os clientes e a sociedade.

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

Ao alargar a inteligência artificial para o mundo físico, permitimos que as empresas ganhem velocidade, qualidade e eficiência. É assim que transformamos uma mudança tecnológica única em resultados mensuráveis”, sublinhou Roland Busch.

E a IA Industrial já não é apenas uma funcionalidade, começando a dar provas no terreno. Ainda em 2026 a Siemens vai avançar com o primeiro site de produção totalmente gerido por IA, na Alemanha, na Siemens Electronics Factory em Erlangen.

A parceria com a Nvidia esteve em destaque na conferência com a presença de Jensen Huang, fundador e CEO da empresa que lidera as tecnológicas mais valiosas, com quem a Siemens já tem uma parceria de alguns anos nesta área. Já ontem esta parceria foi referida no keynote da Nvida, com o fundador da empresa a lembrar que as fábricas de futuro serão robots gigantes.

CES 2026 | Siemens quer construir o sistema operativo de IA industrial e a Nvidia é a parceira
CES 2026 | Siemens quer construir o sistema operativo de IA industrial e a Nvidia é a parceira Roland Busch, Presidente e CEO da Siemens, e Jensen Huang, fundador e CEO na Nvidia.

“Não podemos construir estas fábricas incrivelmente complexas sem gémeos digitais e sem usar a IA”, destacou Jensen Huang. "A inteligência artificial generativa e a computação acelerada desencadearam uma nova revolução industrial, transformando os gémeos digitais de simulações passivas em inteligência ativa do mundo físico”.

Hoje a Siemens anunciou o Digital Twin Composer, que vai estar disponível em meados do ano no Siemens Xcelerator Marketplace, permitindo criar um modelo virtual 3D para qualquer produto, processo ou fábrica em tempo real. “É tão poderoso porque usa dados em tempo real”, afirma Roland Busch, adiantando que pode fazer alterações em tempo real e recuar no tempo para avaliar dados, ou fazer simulações para o futuro.

“O momento ChatGPT para a IA física está próximo”. CEO da Nvidia revela visão para o futuro da IA e plataformas abertas
“O momento ChatGPT para a IA física está próximo”. CEO da Nvidia revela visão para o futuro da IA e plataformas abertas
Ver artigo

A PepsiCo é a primeira empresa a usar a IA industrial e o Digital Twin Composer, que já está a transformar algumas área de produção e os seus armazéns, optimizando a cadeia de produção. O projeto permite reduzir o tempo de implementação com a validação das configurações, como explicou Athina Kanioura, CEO da empresa, na conferência. Como exemplo partilhou que aumenta em 20% a eficiência em apenas dois meses e com o gémeo digital consegue identificar 90% de problemas potenciais.

Com a Microsoft, a Siemens está também a desenvolver novos copilotos potenciados por IA no seu software, incluindo o Teamcenter, Polarion, and Opcenter. Satya Nadella fez uma intervenção em vídeo para reforçar a importância da parceria, e Jay Parikh, vice presidente da CoreAI da Microsoft, destacou a importância de modelos mais robustos para estas tarefas mais complexas, na terceira onda da IA que chega a casos específicos da indústria.

Estes copilotos simplificam a navegação nos dados do produto, reduzindo erros e acelerando o tempo de lançamento no mercado, ajudando a garantir aprovações regulamentares mais rápidas, reduzindo de custos e aumentando a eficiência operacional.

Entre as parcerias está também a utilização de óculos de realidade aumentada Ray-Ban AI da Meta em ambiente industrial e, num vídeo, Roland Busch mostrou a forma como podem ter impacto na produtividade e eficiência no trabalho.

CES 2026 | Siemens quer construir o sistema operativo de IA industrial e a Nvidia é a parceira
CES 2026 | Siemens quer construir o sistema operativo de IA industrial e a Nvidia é a parceira

Apesar de uma falha da tecnologia no início do keynote, Roland Busch lembrou que estamos a chegar a um mundo tão definido pela IA que já nem a notamos. “Quando uma inovação se torna essencial e uma tecnologia de propósito geral se torna o tecido invisível das nossas vidas, então saberemos que escalámos a IA para o mundo real com o seu potencial e em conjunto transformámos a vida para todos”.

Este ano o TEK Notícias volta a estar em Las Vegas para acompanhar os principais anúncios, e pode seguir tudo com o nosso Especial CES 2026.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Nota de redação: O TEK Notícias viajou para a CES a convite da Consumer Technology Association (CTA).

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.