A Sinfic, empresa de consultoria de sistemas e tecnologias da informação, revelou recentemente que assinou um acordo com a Cast, produtora francesa de software. Mediante os termos desta aliança, ambas as companhias passam a ser parceiras de negócio. Por outro lado, a Sinfic vai a partir de agora comercializar no mercado nacional as soluções de Application Mining da Cast.



Segundo o comunicado divulgado, essas soluções "permitem resolver os problemas relacionados com a complexidade actual de adaptação do software", derivada do efeito de novas tecnologias como a Internet, arquitecturas multi-tier de sistemas de informação e componentes mais potentes.



Graças à tecnologia de Application Mining, os programadores de software podem obter informação sobre a estrutura interna das aplicações que estão a desenvolver, o que permite efectuar modificações de uma forma segura e rápida, ao contrário do verificado anteriormente, quando precisavam de investigar o código dos programas para os entenderem.



Os resultados desta análise automática são armazenados numa base de dados SQL que constitui uma espécie de armazém de dados das aplicações, designando-se por isso "Application Warehouse". Por sua vez, esta informação pode ser acedida de uma forma intuitiva através de gráficos ou mediante pesquisas directas na base de dados.



As soluções deste tipo baseiam-se na utilização combinada de tecnologia de análise do código-fonte, no armazenamento de resultados de meta dados - dados relativos a dados - e das aplicações num repositório e sistemas de visualização e relatório que utilizam esses metadados.



A Sinfinc garante que "ao fornecer aos investigadores informação exacta, a tecnologia de Application Mining reduz o tempo utilizado na procura da fonte de código frequentemente num factor de 2 a 10".



Como vantagens da tecnologia Application Mining, de referir o facto que possibilita um desenvolvimento rápido de aplicações, a realização de simulações de mudanças de impacto que oferecem aos investigadores uma ferramenta para identificarem precisamente os objectos que são alvo do impacto através de uma modificação de outro objecto relacionado.


Notícias Relacionadas:

2002-03-17 - SINFIC promove debate sobre as metodologias de gestão de projectos de Sistemas e TIs (Entrevista)