Melhorias no interface de utilizador e no motor de pesquisa e a integração com o Microsoft Office são as principais novidades das duas versões do sistema de informação jurídica LegiX apresentadas hoje por Carlos Amaral, administrador da Priberam. O LegiX 7 e o Legix 7 Europa estão já disponíveis desde o início da semana no mercado.



Destinadas a substituir o LegiX 2002, as versões LegiX 7, em CD, e LegiX 7 Europa, em DVD, diferem entre elas pela segunda oferecer acesso ao conteúdo integral da base de dados Celex da União Europeia. "São actualmente mais de 400 mil documentos em texto completo, por isso a escolha do suporte DVD", referiu Carlos Amaral.




O mesmo responsável acrescentou que esta é a primeira vez que a Celex é disponibilizada integralmente em Portugal, "facultando o acesso aos textos completos de todos os sectores em que a mesma se divide, como por exemplo à secção de perguntas parlamentares".



Ainda relativamente à versão Europa do LegiX, o administrador da Priberam referiu que a pesquisa é efectuada de forma idêntica à registada nas outras bases de dados integradas no seu sistema de informação jurídica (EcoLegis, EcoJuris e Códigos). A actualização dos conteúdos Celex por parte da Priberam não será diária, como acontece nas outras bases de dados, mas semanal, salientou o responsável.



Quanto às novidades introduzidas no sistema de pesquisa de ambas as versões, Carlos Amaral refere a forma de apresentação da informação, que deixou de ter um formato único para variar conforme o tipo de texto mostrado. Um protocolo estabelecido com a Imprensa Nacional Casa da Moeda permite agora a ligação directa aos textos do Diário da República, nos casos em que isso acontece.



A nova versão do LegiX será oferecida a todos os clientes do serviço de actualizações que terão a opção de upgrade gratuito para o LegiX 7 Europa, caso subscrevam a actualização da base de dados Celex pelo período mínimo de um ano. A Priberam oferece igualmente um crédito no LegiX.pt - o seu portal de informação jurídica - de 5 e 10 euros a quem adquira, respectivamente, o LegiX 7 e o LegiX 7 Europa.



Os produtos podem ser comprados nas grandes superfícies - como a FNAC, Vobis, Worten - estando já disponíveis em alguns pontos de venda desde o passado dia 17 de Maio. Os preços recomendados para o LegiX 7 e LegiX 7 Europa são de, respectivamente, 64,97 e 79,97, IVA incluído.



Notícias Relacionadas:

2003-11-03 - Priberam celebra protocolo com universidades para acesso gratuito a Legix.pt

2002-04-15 - Priberam faz balanço de LegiX.pt passado um ano de actividade online