A Microsoft diz ter evitado a tentativa de ataque de negação de serviço perpetrado pela variante do já celebre Mydoom que pretendia encerrar alguns dos sites da gigante do software.



Stephen Toulouse, gestor da área de segurança na Microsoft, afirmou em declarações à AP que os sites da empresa funcionaram normalmente durante todo o dia de ontem, terça-feira, data programada para o início dos ataques.



As empresas de segurança informática já tinham referido que a variante se tinha espalhado com muito menos intensidade do que o original Mydoom.A, a versão que atacou e imobilizou completamente o site principal do SCO Group, no passado domingo (ver Notícias Relacionadas).



O vírus leva os computadores infectados a enviar centenas de milhar de pedidos de informação ao site por minuto, com o objectivo de o deixar off line.



Devido a razões de segurança, Stephen Toulouse não especificou a forma como a Microsoft conseguiu impedir os ataques, embora tenha indicado que os computadores infectados com o vírus não conseguiam aceder ao portal da gigante do software e por isso foi criado um site alternativo no endereço http://information.microsoft.com.



Tanto o SCO Group como a Microsoft continuam a oferecer recompensas em dinheiro em troca de informações sobre os criadores do Mydoom.A e do Mydoom.B que levem à sua detenção.



Notícias Relacionadas:

2004-02-02 - Mydoom deixa offline site da SCO

2004-01-30 - Microsoft oferece recompensa por criadores de MyDoom.B

2004-01-29 - Microsoft na mira da variante de Mydoom

2004-01-27 - Novo vírus de propagação rápida atinge emails em todo o mundo

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.