A Panasonic e a LG vão integrar o Skype nas suas novas televisões HD e com ligação à Internet. O software, que permite efectuar chamadas telefónicas e videochamadas, vai estar também disponível em HD, quando as câmaras e a plataforma o suportem.

As novidades foram avançadas hoje por alguns meios da imprensa internacional especializada, de acordo com os quais as duas fabricantes terão já anunciado intenções de apresentar os novos equipamentos com o Skype instalado durante esta semana, na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas (EUA).

O Skype permite conversar gratuitamente (por voz, vídeo, ou instant messaging) entre utilizadores que tenham o programa instalado, mas também efectuar chamadas para telefones e telemóveis - normalmente a custos mais reduzidos que os praticados pelas operadoras.

O acordo com as fabricantes permite levar para os televisores, e para a sala de estar, as chamadas telefónicas e de vídeo baseadas na Web, com um funcionamento muito semelhante ao verificado em suportes como o PC.

Entre as limitações conta-se a necessidade de parar a transmissão televisiva enquanto se faz uma chamada pelo Skype. Os processadores incluídos nos equipamentos ainda não são suficientemente poderosos para permitir a execução de ambas as tarefas em simultâneo, explicou fonte da Panasonic.

As chamadas através do televisor implicam ainda o recurso a microfones e webcams concebidos especificamente para a utilização na sala de estar. Estes dispositivos vão permitir a captação de som e imagem com os utilizadores distantes da TV. De acordo com a informação disponível, as câmaras, à venda a partir de Fevereiro, devem custar entre 100 e 200 dólares (69 e 138 euros).

O Skype anunciou também a adição de capacidades conversação vídeo em alta definição, a 720 pixéis e 30 frames por segundo. As novas funcionalidades estarão disponíveis tanto para os novos televisores HD como para computadores que utilizem Windows - não havendo ainda informação sobre a disponibilização do software para outros sistemas operativos.

De acordo com a PC World, a empresa explicou que a nova versão beta do Skype 4.2 para Windows já está preparada para a nova funcionalidade, e que a informação sobre a utilização do HD deveria ficar disponível durante o dia de hoje na página do serviço.

Actualmente o Skype conta com cerca de 520 milhões de utilizadores no mundo e um terço das chamadas efectuadas são vídeo. Embora a empresa não cobre por este serviço, não coloca de parte a hipótese de criar funcionalidades pagas, como a vídeoconferência com mais de dois intervenientes.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.