O Skype anunciou o lançamento de uma versão do seu serviço de voz sobre IP destinada a telefones Android. A nova aplicação é compatível com smartphones equipados com a versão 2.1, ou posterior, do sistema operativo promovido pela Google.

O novo software permite aos utilizadores de telemóveis Android beneficiarem das chamadas gratuitas (entre utilizadores de plataformas Skype) ou a custos reduzidos (para números fixos ou móveis), tirando partido das ligações à Internet dos telefones, nomeadamente Wi-Fi, 2G (EDGE/GPRS), 3G ou WiMax, especifica a empresa.

A novidade foi apresentada ontem, através do blog do serviço, onde se informa que a aplicação já pode ser descarregada do Android Market ou da versão mobile do seu site, em skype.com/m.

Na mensagem publicada online, os responsáveis explicam que o software foi concebido para telefones com processadores com uma velocidade relógio de 600 MHz, ou superior, e resoluções de 480x320, 800x480 ou 854x480, pelo que embora possa funcionar em aparelhos que não tenham as especificações mínimas identificadas, não poderá ser "garantida a experiência". É também fornecida uma lista de equipamentos nos quais não é aconselhada a utilização.

O Skype 1.0.0.538 para Android está disponível em 17 idiomas, entre os quais o português (do Brasil), inglês, francês, alemão, japonês ou chinês, por exemplo. A aplicação conta com funcionalidades como a sincronização dos contactos do utilizador com a versão do serviço para PC e, tal como na plataforma para desktop, inclui diversos tipos de notificações: tentativas de contacto (voz e chat), chamadas não atendidas, novos contactos, falta de saldo ou mesmo datas de aniversários.

O serviço conta também com versões para Symbian e iPhone, mas até à data não existem indicações de que pretenda desenvolver uma plataforma para o novo sistema operativo móvel da Microsoft.