
A ZTE está a trabalhar com uma operadora de telecomunicações europeia para lançar um smartphone equipado com Firefox OS no velho continente. Esta é a primeira fabricante a confirmar a produção de um dispositivo específico para o sistema operativo móvel da Mozilla.
A novidade foi transmitida pelo diretor executivo da sucursal norte-americana da ZTE, Cheng Lixin, à Bloomberg. O dispositivo móvel deve ficar disponível ainda durante o ano de 2013. A Europa segue-se assim ao Brasil, primeiro mercado onde o sistema operativo vai ser lançado.
Deutsche Telekom e Telefónica podem estar entre as operadoras parceiras, mas o CEO preferiu não revelar o parceiro.
A ZTE quer expandir o mercado móvel e os serviços de cloud computing, mas a atual parceria com a Google limita o negócio por causa da grande visibilidade dos restantes fabricantes como a Samsung, LG ou Sony.
O conceito de sistema operativo com forte componente Web e baseado em HTML 5 estimulou a ZTE que vê esta parceria como uma boa oportunidade para expandir o portfólio de dispositivos e sistemas operativos oferecidos aos consumidores. "Estamos a monitorizar de muito perto o mercado e a ver como evolui", garantiu Cheng Lixin.
A Qualcomm e a TCL Communication também já revelaram estar a trabalhar em dispositivos com Firefox OS mas na parte de componentes eletrónicas.
O Firefox OS fez uma aparição na CES 2013 num dispositivo de marca desconhecida e que pode até ser apenas um protótipo. Até ao momento a Mozilla apenas tinha recebido o apoio oficial por parte de operadoras de telecomunicações.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
ColorSlurp: Não encontra a cor certa? Esta app dá uma ajuda nos projetos criativos -
Site do dia
Encontre o tipo de letra ideal para os seus projetos online com a Free Faces -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários