Um novo vírus de computador, designado como Sober S e que ataca somente sistemas Windows, da Microsoft obrigou o comité do Campeonato do Mundo da Alemanha a encerrar o sistema de venda de bilhetes pela Internet. O comité informou ontem que foi detectado um vírus propagado via email dizendo que os utilizadores ganharam bilhetes para o WorldCup de 2006.

O email contaminado chega como um ficheiro ".zip" anexado, indicando que traz informações sobre o Campeonato do Mundo, obrigando o utilizador a fornecer um nome de utilizador e password, que supostamente deveria vir no ficheiro anexo.
Após a execução, o Sober.S instala-se no computador e cria cópias de si mesmo em diversas pastas do sistema, além de penetrar no disco identificando outros endereços de email para continuar a sua propagação.

A Trend Micro considera o Sober.S como um vírus de elevado risco, e explica que este "usa técnicas de engenharia social, apresentando-se como se tivesse sido enviado pela Fifa".

Desde segunda-feira que o vírus já se espalhou por mais de 30 países, afectando sobretudo os Estados Unidos, América do Sul e a Alemanha. Mikko Hyppoenen, da F-Secure, salienta que não há estimativas de quantos são os computadores infectados até agora, mas alerta os utilizadores para usarem de cautela ao abrirem emails desconhecidos e para "fazerem constantes updates dos sistemas antivirus".

Notícias Relacionadas:

2005-04-26 - Vírus ameaça redes peer-to-peer de partilha de música e vídeo
2005-04-13 - Update mensal da Microsoft resolve cinco falhas críticas
2005-04-08 - Vulnerabilidades e vírus aumentam no 2ºsemestre a par com ameaças a informações confidenciais