O software é o primeiro de interface em MATLAB para robôs colaborativos KUKA, um dos líderes mundiais de robótica, e segundo a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), já está a ser utilizado em grandes empresas, como é o caso do Grupo BMW, na Alemanha, assim como em várias universidades de todo o mundo.

O trabalho de desenvolvimento tem mais de dois anos e o “Kuka Sunrise Toolbox” foi disponibilizado como software de licença livre com mais de 100 funcionalidades, o que permite, por exemplo, o controlo dos movimentos do robô e definição manual de precisão. Há ainda funcionalidades de matemática e algoritmos avançados que podem ser usados em trabalhos de investigação.

O investigador principal do projeto, Mohammad Safeea, destaca também a simplicidade de operação como uma das vantagens da ferramenta. "este software permite que um utilizador com conhecimentos básicos em robótica possa em poucas horas estar a operar um robô, não sendo necessário conhecimentos avançados e grandes tempos de adaptação ao equipamento", explica em comunicado da FCTUC.

Os resultados do projeto já foram publicados na “IEEE Robotics & Automation Magazine”, revista de referência internacional em robótica. O vídeo da FCTUC mostra alguns exemplos de utilização.

Pedro Neto, responsável pelo Laboratório de Robótica Colaborativa da FCTUC, destaca a ideia da acessibilidade destes robots a todos os utilizadores. "Pretendemos que os robôs sejam acessíveis a qualquer pessoa, por isso este software é um contributo nesse sentido. Este é um ponto-chave considerando que os robôs colaborativos trabalham lado a lado com os humanos, por exemplo em fábricas ou hospitais, e onde a interação com o equipamento é constante e contínua ao longo do dia".

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.