Acaba de ficar disponível para o público em geral a primeira versão de testes de um software que permite executar aplicações para Android em computadores com sistema operativo Windows 7.

O programa, que se encontra ainda em versão alfa, foi concebido pela BlueStacks e pode ser descarregado gratuitamente através do site da empresa.

Nesta fase, apenas está disponível para download a versão standard do software, que permite correr as aplicações pré-carregadas e acrescentar até um limite de mais 26. Está também assegurada a possibilidade de sincronização com o PC.

Mais tarde, deverá ser colocada online a BlueStacks App Player Pro (alpha),com acesso a aplicações "premium, como o Angry Birds, Fruit Ninja e Cut The Rope" e possibilidade de instalar um número indeterminado de aplicações, lê-se no site do serviço. Não são avançados preços.

Os responsáveis informam também que, no futuro, deverá ser criada uma versão que ofereça as mesmas funcionalidades aos utilizadores de sistema operativo Mac, da Apple.

Uma vez instalada, a BlueStacks App Player vai fazer aparecer um ícone com o símbolo do Android no canto do ecrã. Clicando sobre o ícone, é aberto um menu a partir do qual é possível correr uma das aplicações pré-carregadas, entre as quais se incluem, por exemplo, a Bloomberg News, Bubble Buster ou Words Free.

A execução das aplicações é levada a cabo numa janela que ocupa todo o ecrã e reproduz o ambiente Android. A dificuldade principal parece ser tirar partido destas aplicações, concebidas para ecrãs táteis, em computadores que habitualmente apenas contam com o teclado e rato como periféricos de input.

Diz quem experimentou que recorrer a um portátil com touchpad multitoque pode melhorar a experiência.

Veja o vídeo de demonstração das funcionalidades da BlueStacks App Player, preparado pela empresa.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico