Foi assinado na semana passada um protocolo de cooperacão entre a Sun
Microsystems em Portugal
e a UMIC (Unidade de Missão Inovação e Conhecimento) no âmbito da iniciativa Campus Virtuais (e-U). Este protocolo inclui o licenciamento gratuito do pacote de aplicações profissionais
StarOffice 6.0 a
Universidades, Institutos Superiores e Politécnicos abrangidos pela
iniciativa e-U.



Desta forma, estas instituições, muito concretamente os seus estudantes, pessoal
docente e funcionários em geral, poderão tomar contacto com um conjunto de úteis ferramentas profissionais com grande saída tanto no mercado empresarial como no pessoal.



Como parte deste acordo a Sun irá disponibilizar ainda formação básica de StarOffice 6.0 pela Internet, e organizar sessões de formação mais avançada para as Universidades e Institutos Politécnicos aderentes ao programa Campus Virtuais.



Recorde-se que o StarOffice é baseado no pacote de aplicações de software livre OpenOffice.org. Em Portugal este software está ainda em fase de consolidação, com os seus esforços a concentrarem-se na localização completa e integral para o português europeu.



A Sun vai ainda disponibilizar às Universidades o EduSoft Portfolio que licencia gratuitamente produtos de software Sun ONE para actividades educativas e de pesquisa, associando-se ainda à UMIC no lançamento de concursos para estimular a criação de software.


Está previsto o concurso “Melhor aplicação Peer-to-Peer baseada na tecnologia JXTA" que pretende promover a utilização dos sistemas informáticos acessíveis aos estudantes numa óptica de computação distribuída e o "Melhor Portal baseado na tecnologia Java" que visa dinamizar o processo de "Webização" dos processos internos das faculdades e a capacidade de inovação de docentes e alunos para criação e desenvolvimento do espírito empresarial.



Notícias Relacionadas:

2003-02-14 - Projecto Campus Virtuais pretende incentivar acesso móvel à Net a nível nacional


2003-01-22 - Campus Virtuais facilitam acessibilidade às TIC no ensino superior

2002-05-28 - Sun introduz em Portugal nova versão paga do StarOffice