A Microsoft deu por terminado o desenvolvimento da Virtual PC 2004, uma solução virtual para desktop baseada na tecnologia, adquirida à Connectix em Fevereiro último, que auxilia a migração de aplicações críticas para o Windows XP.



Com data de lançamento marcada para finais deste ano, o Microsoft Virtual PC proporciona, segundo a sua fabricante, uma migração mais facilitada e uma ferramenta para ajudar a acelerar o desenvolvimento, teste, utilização e suporte de aplicações para PC.



O Virtual PC 2004 permite aos clientes empresariais correrem vários sistemas operativos num único PC. "Os nossos clientes empresariais disseram-nos que as tecnologias de máquina virtual eram cruciais para as suas necessidades de migração", afirma no comunicado oficial da Microsoft Rob Short, vice-presidente na divisão de Windows para empresas. "O Microsoft Virtual PC permite que esses clientes beneficiem dos ganhos na fiabilidade, segurança e produtividade do Windows XP, ao mesmo tempo que podem correr as suas aplicações legacy mais críticas".



Em comunicado, a Microsoft refere também que o Virtual PC 2004 marca a entrada da empresa de Bill Gates na "arena das máquinas virtuais baseadas no Windows". O produto é construído em tecnologia de virtualização que a Microsoft adquiriu à Connectix. A solução terá um preço recomendado de 129 dólares.



De acordo com a Microsoft, o Virtual PC 2004 também proporciona uma configuração rápida, podendo melhorar a produtividade na área do suporte técnico, help desk ou call center uma vez que é possível alternar facilmente entre sistemas operativos sem que os funcionários tenham que efectuar log in ou log out entre chamadas.



Entre as novas características do Virtual PC 2004 incluem-se o suporte de quatro adaptadores de rede por máquina virtual, todos através do interface gráfico de utilizador, a configuração baseada em ficheiros Extensible Markup Language (XML) de máquinas virtuais para facilitar a cópia de uma máquina virtual para outro computador e o suporte de 4 GB de memória.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.