Todos os anos a Sony começa o ano com novidades relevantes na área da TV com novos modelos que apresenta na feira de Las Vegas, e este ano, apesar de virtual, a tradição mantém-se. O foco é colocado nos novos BRAVIA XR 8K e 4K, OLED e LED, onde para além da qualidade dos painéis é a tecnologia de processamento que está na base da diferenciação apresentada.

O Cognitive Processor XR recorre a uma nova forma de processamento da imagem que a Sony defende que reproduz a forma como os humanos veem e ouvem, aplicando a focagem seletiva em determinados pontos e objetos para lhes dar maior realce. O ecrã é dividido em diferentes zonas e os elementos das imagens são analisados individualmente, em especial a cor, contraste e detalhe, conjugando tudo para maior realismo. A diferença pode ser vista nas imagens de vídeo reproduzidas mas também na otimização do som para modo surround 3D.

O SAPO TEK teve acesso a uma apresentação reservada da Sony para alguns jornalistas onde foi explicada e demonstrada a tecnologia, embora sem a possibilidade de a experimentar “ao vivo”, pelas limitações impostas pela pandemia da COVID-19, mas o vídeo de demonstração da TV dá uma ideia do que o novo processador traz associado em termos de qualidade de imagem.

“Os novos televisores BRAVIA XR reproduzem a realidade melhor que nunca, graças ao poder de processamento do primeiro processador cognitivo do mundo, que vai mais além da IA convencional", defende Masaomi Ando, diretor da unidade de negócio de televisores da Sony Europe.

Os novos modelos Bravia 8K LED MASTER Série Z9J vão estar disponíveis em tamanhos de 75 e 85 polegadas, enquanto os OLED MASTER Série A90J têm versões de 83 e 65 ou 55 polegadas. Também com painéis OLED, os A80J têm 77, 65 ou 55 polegadas e nas versões de TV em 4K os 4K LED X95J partem das 65 polegadas até 85, e os 4K LED X90J começam nas 50 polegadas. Estes novos televisores Bravia vão chegar ao mercado português mas ainda não há indicação de preço e data.

Mais filmes e vídeos e a estreia da Google TV

Duas das grandes novidades da nova série centram-se também nos conteúdos, com a integração do Bravia Core e da Google TV. A plataforma Bravia Core resulta da colaboração da Sony Pictures Entertainment e a empresa garante que é aqui que os filmes vão estrear primeiro depois de saírem nos circuitos de cinema, dispondo da maior coleção de filmes IMAX Enhanced. Está pré instalada em todos os novos modelos Bravia XR e quem comprar um dos novos modelos tem direito a 5 ou 10 créditos para usar nos filme e acesso a 12 ou 24 meses grátis de streaming.

A nova gama da Sony é também a primeira a estrear a Google TV, que ainda não está disponível em Portugal e é um upgrade em relação à Android TV. Até agora a Sony é a única marca referenciada pela Google na integração desta nova plataforma nos televisores e por isso deverá ser a primeira forma de acesso em Portugal, até porque os Chromecast Google TV não estão ainda disponíveis no nosso mercado.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.