Em fevereiro a Sony registou na Europa a sua operação Mobile, estreando-se a solo depois de comprar a quota da Ericsson na joint venture que as duas empresas mantiveram durante vários anos. João Seabra, Marketing Manager da Sony Mobile Portugal, admite que o objetivo é conquistar a liderança nos segmentos em que a empresa está presente, embora essa meta possa não ser conseguida ainda este ano.

"Estamos na quarta posição no mercado de telemóveis, embora a Sony tenha abandonado o segmento de gama média/baixa" explicou ao TeK João Seabra, baseando-se em dados da GfK. O gestor de marketing adianta ainda que "os clientes sentem grande apetência pela marca e pela oferta única de tecnologia e conteúdos que a Sony combina".

A nível internacional a aquisição da quota da Ericsson é apenas uma das mudanças que a Sony está a fazer no seu negócio, dentro das várias áreas, uma reestruturação que João Seabra garante que vai trazer grandes vantagens para os clientes, sobretudo a nível do melhor aproveitamento das diferentes valências da empresa, dos conteúdos à tecnologia de fotografia, qualidade de imagem e de comunicação entre os diversos dispositivos eletrónicos.

No mercado português a estratégia da Sony Mobile passa por reforçar a aposta no canal de operadores, que é responsável por cerca de 85% das vendas. Mesmo assim a marca quer continuar a estar presente nos principais retalhistas com equipamentos livres, onde admite existir um grande potencial, não de volume mas de valor.

O cruzamento de venda de produtos, entre televisores, computadores e outros dispositivos de eletrónica de consumo e smartphones está também nos planos da empresa que já lançou no mercado português o Sony Xperia S, o primeiro modelo da nova marca, e se prepara para lançar nas próximas semanas o Xperia P e U, com preços a rondar os 480 e 290 euros.

[caption]Nome imagem[/caption]

Todos estes terminais têm processadores dual core, câmaras fotográficas de alto desempenho e funcionalidades avançadas, para além da personalização da experiência de utilização de Android, na qual a empresa investe significativamente para melhorar a usabilidade e personalização.

"A nossa visão vai para além da tecnologia e do smartphone propriamente dito", lembra João Seabra, adiantando ainda que este ano a empresa tenciona lançar alguns elementos importantes para uma experiência mais integrada, nomeadamente a PlayStation Sotore, o Video Unlimited e Music Unlimited, assim como um serviço de cloud com oferta de 5 GB de espaço para guardar ficheiros, o PlayMemories online.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Nota da Redação: Foi feita uma correção no nome do responsável de marketing da Sony Mobile em Portugal e aos preços recomendados de venda a público do Xperia P e U.