Os proprietários de produtos electrónicos fabricados pela japonesa Sony vão poder reciclar os seus produtos de forma gratuita a partir de 15 de Setembro. Para já, a medida aplica-se apenas aos Estados Unidos e contribuirá para melhorar a posição da empresa, que no último ranking do Greenpeace ocupava a última posição denunciando políticas ambientais pouco consistentes.



O plano de abertura de pontos e reciclagem prevê a criação de 75 pontos de devolução, que até final do ano aumentarão para 150. Estes pontos de devolução serão complementados com centros Sony que querem cobrir 95 por cento da população americana a uma distância máxima de 32 quilómetros, delinea a empresa.



As preocupações com o destino dos produtos electrónicos em fim de vida ou substituídos pelos utilizadores são crescentes com a generalização do uso destes dispositivos. Tal como a Sony, várias empresas têm anunciado programas de reciclagem para ajudar a resolver um problema que na verdade ajudam a criar.



Números da Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos revelam que em 2005 foram produzidas nos Estados Unidos entre 1,9 e 2,2 milhões de toneladas de lixo electrónico, sendo que apenas 345 toneladas tiveram como destino a reciclagem.



Notícias Relacionadas:

2007-01-11 - Tecnológicas preocupadas com o ambiente lançam guia myGreenElectronics.org

2006-06-03 - Apple inicia programa de reciclagem de computadores