A Sony foi vítima de mais um ataque informático, desta feita ao site de produtos Sony Ericsson no Canadá, confirmou ontem a empresa - que um dia antes tinha dado conta de intrusões nas suas páginas em mais três países.

A fabricante da PlaySation continua em maré de azar, com os seus serviços a serem sucessivamente postos à prova pelos hackers, depois da intrusão nos sistemas que obrigou a empresa a desligar o acesso à PlayStation Network e ao Qriocity, há um mês.

O ataque ao site canadiano da Sony Ericsson, que fornece informação sobre os produtos da joint venture e acesso a promoções e campanhas, foi detectado ontem e determinou o encerramento (temporário) do site, afectando 2.000 pessoas, disse um porta-voz da empresa à Agência France Press (AFP).

Os dados pessoais dos registados no site foram publicados no site "The Hacker News" e incluem os nomes, endereços de email e passwords encriptadas usados para aceder ao serviço, detalhou o responsável.

Na segunda-feira a fabricante tinha admitido que cerca de 8.500 contas de utilizadores dos seus serviços na Grécia haviam sido comprometidas. A informação subtraída incluía endereços de email, números de telefone, nomes e palavras passe, mas não dados de cartões de crédito, garantiu a empresa.

No sábado antes a Sony descobriu ainda que a página do seu serviço de música na Indonésia tinha sido "alterada", mas nada leva a crer que tenha envolvido roubo de dados. Também o site da empresa na Tailândia terá sofrido "interferências".

Continua por saber quanto vai custar à Sony esta sucessão de problemas. Segundo as primeiras contas avançadas pela fabricante, 170 milhões de dólares (cerca de 121 milhões de euros) são os "custos conhecidos até à data".

Esta segunda-feira a empresa revelou também uma revisão em baixa das estimativas para o desempenho no seu ano fiscal, que terminou em Março, antecipando perdas líquidas de 3,2 mil milhões de dólares (2,8 mil milhões de euros). O tsunami no Japão, que danificou instalações da fabricante e atrasou a produção é uma das causas apontadas.