A Sony apresenta hoje na feira "CEATEC (Combined Exhibition of Advanced Technologies) Japan 2003", a realizar na cidade japonesa de Makuhari, uma nova consola de jogos multi-funções, de nome PSX - que sucederá à popular PlayStation 2 - noticiou a Agência Reuters.

Esta consola, além de permitir condições de jogo idênticas à da PlayStation 2, possui ainda algumas funcionalidades de registo, como a possibilidade de visualização e gravação de programas de televisão, audição e gravação de CDs e DVDs, download de programas da Internet, aceder a fotos e outros dados através de um Memory Stick slot ou ainda de adaptar outros equipamentos através de uma ligação a um terminal USB 2.0 - isto além de incluir 120 gigabytes de disco rígido.

Prevendo eventuais preocupações da indústria face ao potencial da PSX enquanto ferramenta para a pirataria de vídeo e de áudio, a Sony anunciou que tomou, com este produto, algumas precauções extra. Nomeadamente a adopção das mais recentes directivas em relação em gestão e protecção de direitos digitais de forma prevenir
violações dos direitos de autor por parte dos seus utilizadores.

Além disto, o presidente da Sony Computer Entertainment, Ken Kutaragi, afirmou em comunicado de imprensa, que com a PSX, a Sony pode dar alguns passos em frente em relação ao mercado em termos de DRM, ao introduzir especificações provisórias
em áreas onde um standard de indústria ainda não foi estabelecido.

A PSX irá ser colocada à venda no Japão até ao final do presente ano, seguindo-se a Europa e os Estados Unidos da América no início de 2004. No que diz respeito a datas concretas e tabelas de preços do produto a empresa ainda não adiantou mais pormenores.

Notícias Relacionadas:

2003-05-12 - Expectativas de reduções do preço das consolas animam E3

2002-11-02 - PS2 online chega à Europa durante a próxima Primavera