Após ter lançado um adaptador para ligar a sua consola de jogos à Internet, a Sony pretende agora actualizar outra vez a PlayStation 2 de forma a gravar programas televisivos, noticiou a agência Reuters.



Os responsáveis da empresa japonesa afirmam que apesar de ainda não ter sido decidida a data de lançamento e outros pormenores da funcionalidade, estão apostados em tornar a máquina de jogos mais parecida com um dispositivo de electrónica de consumo.



Mas, os esforços da Sony para transformar a PlayStation 2 - que já ultrapassou as 40 milhões de unidades comercializadas - num centro de entretenimento doméstico ao permitir que os utilizadores efectuem compras online e guardem músicas ou filmes num disco rígido já duram há algum tempo.



O novo produto, que irá permitir guardar programas televisivos num disco rígido, poderá constituir uma vantagem para a Sony em relação à sua rival Microsoft, que está também a apostar na enorme fonte de receitas ainda por explorar em que consiste o mercado de entretenimento doméstico.



Segundo Kenichi Fukunaga, porta-voz da Sony Computer Entertainment, citado pela Reuters, esta subsidiária da Sony responsável pela criação da PlayStation poderá também oferecer kits de recepção que irão conter o hardware necessário para receber os sinais da transmissão televisiva, discos rígidos e software necessário para correr dispositivos de gravação.



É também possível que a Sony introduza no mercado um novo modelo da PlayStation 2 que incorpore um receptor pré-integrado e outras funções necessárias para a gravação de programas. Fukunaga acrescentou que a actualização deverá ser introduzida em primeiro lugar no Japão.



De acordo com o mesmo responsável, em termos tecnológicos, o produto está prestes a ser concluído, mas subsistem ainda alguns problemas a resolver antes que possa ser comercializado. Um dos dilemas consiste em saber como promover o produto sem entrar em conflito com os canais de vendas de gravadores de DVDs da empresa-mãe Sony.



Por outro lado, o Japão dispõe de transmissão televisiva digital, analógica, por satélite e por cabo e a companhia ainda não decidiu quais os sinais que deverão ser recebidos pela PlayStation 2. A Sony já comercializa kits de banda larga para a sua consola que incluem uma ligação rápida à Internet, um adaptador Ethernet e uma drive de disco rígido de 40 GB.



A Microsoft também anunciou plano para lançar um serviço de jogos online para a sua consola, o Xbox Live, tirando partido do disco rígido integrado na máquina de jogos e uma porta Ethernet, mas a companhia afirmou que não está nos seus planos incluir uma funcionalidade de gravação na Xbox.



Notícias Relacionadas:

2002-08-27 - Sony lança adaptador para jogar online com PlayStation 2

2002-08-13 - Xbox Live com início marcado para 15 de Novembro

2002-03-08 - Utilizadores americanos da PlayStation 2 vão poder jogar online a partir de Agosto

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.