A Sony Electronics está em vias de lançar seis novos PCs desktop com vista a revigorar o seu desempenho neste negócio, que nos últimos tempos tem decrescido relativamente, refere a C|NET baseando-se num relatório divulgado esta semana pela empresa de estudos de tecnologias de informação ARS, que adianta que os modelos terão um preço que irá variar entre os 799 e os 2199 dólares.



Toni Duboise, analista do mercado de PCs desktop da ARS, escreveu no referido documento que a Sony está a concentrar-se na disponibilização de mais funcionalidades e maior desempenho para os computadores pessoais, não descurando, ao mesmo tempo, os produtos de gama de entrada que foram anteriormente bem sucedidos.



Entre os modelos que a Sony deverá lançar dentro de pouco tempo pertencentes ao escalão inferior da gama de preços, contam-se o PCV-RS310, de 899 dólares, com um processador Pentium 4 de 2,6 GHz, 256 MB de memória, disco rígido de 80 GB, drive de DVD-RW e outra de CD-RW; O PCV-RS320, que irá custar 1.099 dólares, virá com um Pentium 4 de 2,6 GHz, 512 MB de memória, 120 GB de disco rígido, drive de DVD-RW e outra de CD-RW e o PCV-RZ32G, de 1.399 dólares que possui quase a mesma configuração do RS32O, embora tenha apenas 80 GB de disco rígido mas uma drive DVD+RW/-RW e outra de CD-RW.



A este segmento pertence ainda o PCV-RZ34G, de 1.699 dólares, que dispõe de uma configuração quase idêntica ao do RZ32G, com as únicas diferenças de incluir um Pentium 4 de 2,8 GHz e um disco rígido de 120 GB. Inicialmente, ao preço destes quatro modelos será feito um desconto de 100 dólares.



A Sony irá ainda lançar, de acordo com a ARS, outros dois sistemas que não têm descontos. São eles o PCV-RZ36G, que poderá ser adquirido por um preço de 2.199 dólares, inclui um Pentium 4 de 3.0 GHz, 1 GB de memóri, disco rígido de 160 GB, uma drive de DVD+RW/-RW e outra de CD-RW, e o PCV-W30, de 1.599 dólares, que consiste numa actualização da Série W da Sony, e integra um Pentium 4 de 2 GHz, 512 MB de memória, disco rígido de 80 GB, drive de DVD-ROM e outra de CD-RW.



Desde a entrada da empresa no mercado de PCs desktop, que a Sony tem privilegiado a produção de modelos mais poderosos e dispendiosos, tendo esta decisão a ajudado a manter o seu nível de receitas mesmo quando a sua quota de mercado diminuiu. Segundo a empresa de análise do sector das TIs IDC, a Sony comercializou 790 mi unidades no último trimestre de 2002, uma descida face aos 1,03 milhões que vendeu durante o mesmo período do ano anterior.



Os analistas da IDC afirmaram que a queda da fabricante japonesa foi mais forte que a sua concorrência, tendo registo uma série de trimestres negativos. Seguindo a sua filosofia que visa manter e, se possível, aumentar ligeiramente quota de mercado, a companhia tem vindo a promover a sua estratégia de rede ubíqua de valor, baseada numa abordagem que combina conteúdo e hardware, tirando proveito das propriedades da companhia na indústria discográfica e de entretenimento. Ao contrário de alguns grandes fabricantes de PCs, como a Dell e a HP, a Sony reduziu poucas vezes o preço dos seus PCs para conquistar quota de mercado.


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