A nova consola portátil da Sonydeverá chegar às lojas em Outubro, mas como seria de esperar já está a gerar polémica devido à falta de retrocompatibilidade com os acessórios da actual PSP.

Com a PSPgo (designação que substitui a PSP Go) os jogos passam a ser todos descarregados da loja online para o disco de 16 GB, consola não sendo suportados discos UMD enquanto a entrada USB será diferente da actual, de forma a permitir que o aparelho seja mais pequeno.

Por isso, os acessórios e jogos da actual Play Station Portable não funcionam na Go, mas o Gestor de Produto da PSP para a Europa afirma, no blog oficial da PlaySation, que a empresa está a considerar desenvolver um acessório que permita usar os antigos periféricos na nova consola. Quanto aos jogos em suporte UMD, a empresa não apresenta ainda uma solução.

Em resposta a questões colocados no blog oficial da PSP, o Gestor de Produtor para a Europa admite que a impossibilidade de utilizar os discos UMD na nova consola deixará muitos utilizadores apreensivos,e garante que a empresa fará um esforço no sentido de disponibilizar na loja online não só os novos jogos mas também títulos antigos, mas não avança outra resposta para este problema.

Quanto aos dados armazenados em cartões Memory Stick Duo - que também não são lidos pela PSPgo - a mesma fonte sugere que sejam transferidos para o computador e depois guardados no disco da consola ou nos cartões M2, formato suportado pelo novo aparelho.

Já se sabia que a PSPgo vai custar 249 Euros. Traz um cabo USB, um adaptador de corrente, e o software "Media Go", que facilita a transferência de ficheiros entre o computador e a consola.

Nota de Redacção: O texto foi alterado por conter uma incorrecção, como notado por um dos nossos leitores.