A Sony garantiu hoje que irá reactivar, até ao final desta semana, todos os serviços da PlayStation Network desactivados em Abril, incluindo aqueles que implicam efectuar pagamentos com cartões de crédito.

Em meados de Maio a empresa tinha começado a restaurar algumas das funcionalidades do serviço, como a possibilidade de jogar online, prometendo a reactivação em pleno para o final de Maio, a nível global, o que acabou por não se concretizar devido à necessidade de mais tempo para reforçar um a segurança do sistema.

A nova "calendarização" é válida para todas as regiões onde os serviços de suporte online à PlayStation se encontram presentes, incluindo a Europa, mas existem três excepções: Japão, Hong Kong e Coreia do Sul.

Nestes territórios a empresa estará ainda em conversações com as autoridades locais e a ultimar a implementação das medidas necessárias à protecção dos dados dos cartões de crédito usados na PSN, escreve o Wall Street Journal no Japão.

Os utilizadores da PlayStation Network que residem nas regiões contempladas pelo restabelecimento total revisto para esta semana voltam a ter acesso a todas as funcionalidades da PlayStation Store, podendo comprar e descarregar jogos e vídeos para a PS3 e PSP, e à comercialização de artigos dentro dos jogos e uso de vouchers e códigos, detalha a Sony no blog oficial da PlayStation.

Nos territórios onde o Qriocity esteja disponível, também este voltará a funcionar em pleno.

Tal como a empresa havia anunciado, aqueles que eram utilizadores da PSN antes do ataque que levou a Sony a desactivar temporariamente o serviço terão direito a condições especiais de utilização durante 30 dias, em jeito de compensação pelos incidentes.