A Sony não planeia entrar no mercado das consolas portáteis com jogos a três dimensões, afirmou o director de marketing da fabricante, John Koller, em reacção ao anúncio sobre o lançamento de uma nova Nintendo DS 3D.

As declarações foram feitas durante uma entrevista ao site especializado em videojogos IGN, em que o responsável da Sony disse que a empresa estava antes concentrada nos conteúdos 3D para a sua consola de entretenimento doméstico.

"Para já estamos concentrados apenas no 3D da PlayStation 3. Até porque o interesse das empresas de videojogos no 3D é colossal, e portanto estamos apenas focados na PS3 no que concerne às três dimensões", afirmou John Koller.

Em ocasião anterior, a fabricante tinha já avançado que preparava uma actualização de firmware que vai permitir jogar a três dimensões na PlayStation 3, cujo lançamento deverá coincidir com a disponibilização de outros produtos 3D da empresa previstos para o Verão.

John Koller apresentou ainda dúvidas quanto à receptividade do público-alvo da Nintendo DS aos jogos 3D: "vamos ver até onde a Nintendo conseguirá levar o 3D numa portátil. (...) Segundo a nossa equipa de investigação de mercado, será difícil ver jovens de oito e dez anos a jogar em 3D numa portátil".

Apesar da ainda fraca oferta de conteúdos, a corrida ao 3D está na ordem do dia, com os últimos lançamentos de televisores a esgotarem stocks nos EUA e as fabricantes a manifestarem interesse em trazer a tecnologia para várias plataformas.

Ontem, foi a vez da Nintendo anunciar que está a trabalhar numa nova geração de consolas portáteis que vão permitir jogar a 3D e que pretende começar a comercializar antes do fim do ano fiscal que termina em Março de 2011.

Por conhecer continuam os planos da Microsoft, que se tem mantido à margem dos últimos desenvolvimentos.