A Sony alterou as características da sua futura consola all-in-one PSX, um sistema de entretenimento que inclui disco rígido, gravador de DVD e a máquina de jogos PlayStation 2. A empresa não foi capaz de terminar o desenvolvimento do produto pensado inicialmente antes da época natalícia, justificou.



Entre outras coisas, a velocidade de gravação de ficheiros vídeo do disco rígido para DVD foi reduzida de 24x para 12x e por enquanto não será possível ligar o dispositivo ao serviço de jogos online da Playstation. A máquina também não irá gravar ou ler DVDs no formato DVD+RW, como pensado inicialmente. As acções decorrerão antes sob os formatos DVD-R ou DVD-RW.



Segundo a Sony, a PSX também não poderá ler CDs no formato CD-R, como planeado, e não integrará suporte ao formato vídeo para determinadas câmaras digitais Sony, como suporte para leitura MP3.



Estas características foram abandonadas por duas razões, segundo a Sony, a da facilitar a utilização do dispositivo e porque o desenvolvimento de algumas das funções falhou o deadline. "Não estaríamos prontos para acabar os testes de alguns formatos antes da época natalícia e queremos ter o dispositivo disponível antes do final do ano", afirmou um porta-voz da empresa, citado pela PC World.



O sistema de entretenimento começará a ser vendido a 13 de Dezembro próximo no Japão, em duas versões: a de disco rígido de 160 Gbytes, que custará 79.800 ienes, sendo capaz de gravar até 204 horas de emissão televisiva - e a de 250 Gbytes, por 99.800 ienes.



A empresa afirmou que algumas das funções agora abandonadas, nomeadamente a possibilidade de ligação ao serviço de jogos online e a capacidade de DVD+RW, estarão posteriormente disponíveis para download gratuito via Internet.



As especificações originais foram anunciadas a 7 de Outubro último, mas na altura a gigante da electrónica de consumo avisou que as mesmas poderiam entretanto sofrer alterações.




Notícias Relacionadas:

2003-10-09 - Sony revela preço da nova PSX e estratégia de negócio


2003-10-07 - Sony desvenda projectos para nova consola de jogos multi-funções