A Sony registou uma patente sobre um cartucho de jogo que pode vir a ter um papel na próxima geração de consolas da marca. O hardware, desenhado por Yujin Morisawa, diretor de arte na Sony Interactive Entertainment, foi submetido no Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil (INPI) em junho deste ano.
Morisawa é uma das pessoas-chave no que toca ao design de produtos PlayStation e, apesar de ser praticamente impossível que a PS5 tenha um leitor de cartuchos em vez de um leitor de CDs, a verdade é que estes podem ter outro propósito que não levar jogos à consola.
A IGN sugere que os cartuchos podem servir para transportar a biblioteca de jogos de uma PlayStation para outra. Uma outra hipótese, escreve, seria a de guardar perfis de jogo nestas unidades físicas, de forma a poder transportá-los para casa de um amigo ou familiar para agilizar modos cooperativos locais.
O terceiro cenário é menos entusiasmante: a patente pode não estar relacionada com a PlayStation 5. A Sony pode estar a fazer alguns testes com o design e a ponderar uma nova aposta no mercado das portáteis onde os cartuchos de jogo são comuns.
Uma ideia final é a de que estes cartuchos podem ser apenas um projeto interno sem grande objetivo prático definido, tal como acontece frequentemente com tecnológicas do sector, onde os projetos experimentais são amplamente benéficos para o desenvolvimento de novos produtos.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários