Depois da primeira apresentação ao público no Japão da sua nova consola de jogos multi-funções PSX, a Sony veio agora revelar o preço deste produto e a sua estratégia de mercado para o futuro. O lançamento da nova consola está previsto para o final deste ano no Japão, estendendo-se depois progressivamente a outras regiões do mundo.

Recorde-se que esta consola - que sucederá à PlayStation 2 - além de permitir condições de jogo idênticas à sua antecessora, possui ainda algumas funcionalidades de registo, como a possibilidade de visualização e gravação de programas de televisão, audição e gravação de CDs e DVDs, download de programas da Internet, aceder a fotos e outros dados através de um slot para Memory Stick ou ainda de adaptar outros equipamentos através de uma ligação USB 2.0 - isto além de incluir 120 gigabytes de disco rígido, indica uma notícia da Agência Reuters.

Assim, este produto - que começará por estar disponível ao público no Japão até ao final do ano e que chegará à Europa e EUA no início de 2004 - terá um preço de 719 dólares para a versão de 160 gigabytes de HDD que inclui uma capacidade de gravação de 204 horas programas de televisão. Outra das versões disponíveis incluirá 250 gigabytes de HDD e custará 899 dólares.

Com este produto a companhia japonesa espera fazer disparar as vendas, e consequentemente as receitas, da sua divisão de electrónica, cuja idade avançada das suas linhas e os elevados custos ajudam a explicar a quebra de receitas de quase mil milhões de dólares registada no trimestre compreendido entre os meses de Janeiro e Março de 2003.

Em declarações recolhidas pela mesma fonte, o chefe executivo da Sony, Nobuyuki Idei, adiantou sobre este lançamento que "existe a indústria dos jogos e do desenvolvimento dos mesmos e nós estamos a tentar fundir o negócio de electrónica de consumo com a dos jogos de forma a criar uma nova área de crescimento".

Recorde-se que neste âmbito - o da fusão dos jogos com a electrónica de consumo - acaba de dar-se um importante passo com o lançamento por parte da Nokia - a maior fabricante de telemóveis a nível mundial - do N-gage, um produto que combina numa solução única uma consola de jogos e um telemóvel. Neste sentido, registe-se que a Sony deve também entrar neste negócio durante o próximo ano com o lançamento de um aparelho baseado na PlayStation que permitirá aos seus utilizadores - além de jogar jogos - ouvir música e ver filmes.

Notícias Relacionadas:

2003-10-07 - Sony desvenda projectos para nova consola de jogos multi-funções

2002-11-02 - PS2 online chega à Europa durante a próxima Primavera

2002-08-27 - Sony lança adaptador para jogar online com PlayStation 2