Os computadores há muito que deixaram de ser ferramentas exclusivamente dedicadas ao escritório e ao trabalho, para se tornarem o centro multimédia dos conteúdos digitais de toda a casa. As ofertas de computadores multimédia são cada vez mais frequentes mas muitas vezes os fabricantes esquecem a importância de um bom par de colunas.

Para além das soluções de streaming, que nos permitem ver filmes na televisão da sala e ouvir música por toda a casa, a partir de único PC, é preciso equipar-se com boas colunas no computador, ou perde metade do divertimento. As sugestões do TeK adequam-se a quem quer ouvir uma música relaxante enquanto martela no Excel ou jogar e ver filmes com som Surround.

Bose Companion 5

A Bose tem uma oferta de colunas multimédia bastante extensa e completa, da qual se destaca, pelo design sóbrio e industrial e pelas suas características técnicas, o conjunto Companion 5, constituído por um subwoofer central, duas colunas satélite e um módulo de controlo.

O Companion 5 oferece um som Surround simulado, sem necessidade das cinco colunas satélite habituais, através do algoritmo proprietário TrueSpace, da Bose. A ligação ao PC é feita através de USB e o módulo de controlo permite a regulação externa do volume, para além de oferecer duas entradas de 3,5mm, para auscultadores e entrada de som suplementar.

Tanto as colunas satélite como o subwoofer são blindados magneticamente, não causando qualquer tipo de interferências ou mau funcionamento em ecrãs e outros periféricos.

O conjunto está disponível na maior parte das lojas de áudio e algumas lojas de informática, por um valor aproximado de 400 euros.
http://imgs.sapo.pt/gfx/446299.gif

JBL Spyro

Mais radical, o Spyro, da JBL, apresenta um design diferente, entre o floral e o OVNI, e a opção de escolha entre diversas cores, incluindo laranja e o cor-de-rosa. O Spyro é um sistema 2.1, constituído por duas colunas satélite, com uma potência máxima de 6 Watts cada uma e um subwoofer central.

A ligação ao PC é feita através de uma ficha de 3,5mm. Os comandos electrónicos, situados na face frontal de uma das colunas e no subwoofer, permitem regular o volume e silenciar o aparelho de forma simples.

Está à venda na maior parte das lojas de informática, com um preço de 129,90 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/446300.gif

Harman Kardon SoundSticksII

Com o toque da Harman Kardon o conjunto SoundSticksII apresenta um design orgânico, em policarbonato transparente, permitindo ver toda a electrónica do subwoofer e das duas colunas. O conjunto tem também uma potência de saída bastante respeitável, com cerca de 40 Watts no total e interface analógico por jack de 3,5mm. Os comandos de volume, localizados numa das colunas, funcionam por toque.

O custo é de 190 euros e não deverá ter dificuldade em encontrar este modelo em lojas de infromática.

http://imgs.sapo.pt/gfx/446301.gif

Altec Lansing FX6021

A Altec Lansing propõe um sistema 2.1 de aspecto mais convencional, com a mais valia de acrescentar um controlo remoto, para além do módulo de controlo de secretária e suporte para duas fontes de áudio. O sistema tem, no total, uma potência máxima de 75 Watts, contando ainda com uma saída para auscultadores, convenientemente localizada no controlador de secretária.

Disponível por cerca de 200 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/446302.gif