A Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) e a Sun Microsystems Portugal assinaram hoje, durante o Fórum para a Sociedade da Informação, um protocolo que visa a união de esforços entre o organismo público e a empresa de informática na dinamização da utilização do software open source e a disseminação da ideia da criação de comunidades de partilha do conhecimento junto de professores e investigadores.

Mediante o acordo, a Sun vai disponibilizar gratuitamente algumas das ferramentas, nomeadamente OpenOffice e Java, a todos os docentes, estudantes e funcionários do Estado que estejam ligados ao ensino, investigação e desenvolvimento para o sector das tecnologias de informação.




Este já não é o primeiro protocolo de colaboração assinado entre a Sun e a UMIC, assim como com o Governo Português. A empresa tem vários acordos de colaboração para os campus virtuais e a área da educação (Veja Notícias Relacionadas).



Luís Guimarães, da UMIC, afirma que a parceria formalizada hoje com a SUN vai ao encontro das metas do Ligar Portugal que visam a disseminação do software aberto na Administração Pública, salientando que a mesma endereça porém uma vertente diferente das previstas até agora por se referir a um tipo de software com funcionalidades mais restritas, “usado em ambientes de programação com um público mais estilizado”. Caberá à UMIC assegurar que as entidades públicas que se quiserem candidatar à iniciativa satisfazem os requisitos, explicou em declarações ao TeK.

O software que a Sun Microsystems vai disponibilizar compreende, por exemplo, ferramentas de código aberto para tratamento de texto, apresentações, folha de cálculo, desenho e base de dados. Inclui também ferramentas de auxílio à criação de portais de comunidades colaborativas.

Numa outra vertente, está prevista a formação neste tipo de software no qual serão abrangidos 15 mil professores, segundo o adiantado por Jorge Salamanca, Director-Geral da Sun Microsystems Portugal, ao TeK. Também se irá avançar no sentido de criar um portal colaborativo de conteúdos ao qual poderão aceder os investigadores, docentes e alunos que estiverem abrangidos pela iniciativa.

“Este é um acordo muito importante para a Sun porque aproxima as nossas tecnologias do ambiente universitário. Ao mesmo tempo é também importante no que diz respeito ao desenvolvimento de standards”, referiu.

Por parte de Carlos Zorrinho ficou a garantia de que “esta não é a primeira, nem será a última grande empresa a associar-se ao Plano Tecnológico”, programa governamental que coordena. Recorde-se que ainda no mês passado o Governo assinou uma série de protocolos de colaboração com a Microsoft onde se incluía igualmente a disponibilização de software e formação para a área da educação.

Universidade de Carnegie Mellon passa a colaborar com Governo na área das TIC

Antes do encerramento do Fórum para a Sociedade da Informação, o Governo irá igualmente formalizar uma parceria com a universidade norte-americana de Carnegie Mellon (CMU), para a colaboração na área do desenvolvimento de sistemas e redes de informação, que enderecem a componente educacional, nomeadamente a criação de um programa de pós-graduações.

Inicialmente, o acordo com a CMU irá envolver a Universidade de Aveiro e o Instituto de Telecomunicações, prevendo-se posteriormente parcerias com escolas e centros de investigação e outras universidades portuguesas, assim como com empresas nacionais e estrangeiras.

O processo inclui uma fase inicial de identificação e selecção de programas, actividades e instrumentos que melhor se adequem à realidade portuguesa, para potenciar as relações bilaterais pretendidas, que deverá estar concluída até Julho de 2005, referiu José Manuel Fonseca de Moura, docente naquela universidade americana. Tal poderá passar, por exemplo, pela área da segurança de sistemas, engenharia de software, robótica, ou gestão da inovação, entre outras.

Notícias Relacionadas:

2006-02-01 - Protocolo com Governo português é o mais amplo assinado pela Microsoft com um Estado
2005-01-21 - e-U comemora dois anos com anúncio de novas vantagens para os universitários
2004-10-08 - Sun inicia acções de formação em open-source para professores
2004-03-15 - Ministério da Educação inaugura primeira sala de TIC e assina protocolos com várias entidades
2003-07-22 - Software open source nas Universidades com a iniciativa Campus Virtuais

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.