A Sun Microsystems lançou ontem, terça-feira, um novo servidor que se destina a ocupar o lugar cimeiro da sua linha de gama média de servidores. O Sun Fire 12k é um novo tipo de computador empresarial de reduzido custo mas elevado desempenho.



Disponível por um preço situado entre os 599 mil e o um milhão de dólares (entre 681.224 e 1,13 milhões de euros), este servidor conhecido pelo nome de código de Starkitty integra funcionalidades até agora apenas presentes em máquinas com um custo superior a um milhão de dólares, nível a partir do qual os servidores são considerados como sendo de topo de gama. Os computadores são considerados de gama média se o seu preço se situar entre 100 mil (113,72 mil euros) e um milhão de dólares.



Este servidor incorpora a tecnologia Uniboard da Sun, assegurando a interoperabilidade entre a família de ambientes operacionais e os servidores Solaris. Alcunhado de "Regatta killer" pela companhia, o Sun Fire 12k foi concebido de propósito para concorrer com o servidor IBM Regatta p690, lançado há cerca de seis meses atrás.



Este lançamento da Sun segue-se ao anúncio efectuado pela IBM na segunda-feira da sua linha de servidores de gama média p670, por sua vez destinado a concorrer com o Sun Fire 12k (ver Notícias Relacionadas). Segundo refere o comunicado oficial, "ao contrário da pSeries da IBM, a tecnologia inovadora e componentes comuns de sistema da Sun permitem fazer actualizações na hora".



Outra das características salientadas no comunicado é a arquitectura de design da companhia que "permite suporte de processadores com várias velocidades, facilitando assim a realização de actualizações online de modo a que os clientes possam experimentar o mínimo incómodo e uma máxima protecção do investimento.



O Sun Fire 12k irá correr em 52 processadores UltraSparc III 900 MHx e oferece 288 GBytes de memória, utilizando como sistema operativo a oitava versão do Solaris, mas pode ser actualizado para o mesmo nível que o servidor 15k topo de gama da companhia que possui 106 processadores.


Notícias Relacionadas:

2002-04-08 - IBM luta por quota de mercado nos servidores Unix

2002-02-08 - Sun prepara-se para lançar novos servidores Linux de gama baixa

2000-09-27 - Sun lança novos processadores e servidores