A Sun anunciou intenções de fornecer um novo contributo para a comunidade open source. Desta vez, a doação visa o mais recente elemento da linha de processadores Sparc, designado por UltraSparc T1 e também conhecido pelo nome de código Niagara.



A nova versão do processador vai converter-se no projecto open source OpenSparc já no primeiro trimestre do próximo ano, o que implicará não apenas a abertura das especificações do processador, mas também do próprio design do chip escrito em linguagem Verilog, peças complementadas com modelos de simulação e uma suite de verificação.



Do tradicional modelo de licenciamento que regulava o acesso à família Sparc, explorado pela Sparc International, o código do processador vai agora ficar disponível através de uma licença aprovada pela Open Source Initiative, revelou a Sun em comunicado.



No documento a empresa diz esperar que a iniciativa "atraia mais colaboração e cooperação em torno do design de hardware, ajudando a baixar os custos de implementação do design em várias tecnologias".



"O objectivo da iniciativa é permitir que os membros da comunidade possam desenvolver sobre esta tecnologia a custos baixos e com liberdade para inovar", acrescenta o documento.



De sublinhar que o UltraSparc T1 representa uma aposta forte da Sun no segmento e uma tentativa de reavivar o interesse pela linha Sparc, que nos últimos anos foi ultrapassada pelos Power da IBM ou pelos x86 da Intel e da AMD. Hoje os processadores Sparc são sobretudo usados em servidores Sun e Fujitsu, embora com outras utilizações pontuais em segmentos como o da imagem digital.



Recorde-se que ao longo deste ano a Sun já anunciou diversas iniciativas de aproximação à comunidade open source, das quais a mais visível terá sido a abertura do Solaris (ver notícias relacionadas).



Notícias Relacionadas:

2005-08-19 - Sun Microsystems cria nova divisão para coordenação de actividades open-source


2005-06-14 - Sun cumpre promessa de abrir código fonte do Solaris


2005-01-27 - Sun planeia estender estratégia de código aberto aos servidores

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.