A Sun e a Microsoft apresentaram hoje dois concursos de software dirigidos às instituições de ensino superior aderentes à iniciativa e-U, que pretendem estimular a participação dos alunos em actividades de desenvolvimento de soluções de software.




A iniciativa da Sun parte de uma ferramenta open source que facilita a criação de aplicações peer-to-peer, conhecida como JXTA. A partir daqui os alunos devem desenvolver uma solução que será premiada em duas vertentes: melhor ideia e melhor aplicação. O concurso arranca no final do mês e prolonga-se até Julho.




Os premiados nas duas vertentes do concurso recebem uma workstation. A melhor aplicação ganha ainda uma viagem a São Francisco para assistir à edição 2006 do Java One.




A Microsoft, por seu lado, propõe aos alunos que trabalhem sobre o seu Microsoft Share Point Portal Server, uma solução para as escolas que permite a professores e alunos realizarem online um conjunto de funcionalidades como testes, esclarecimento de dúvidas, matrículas, actividades em ambiente colaborativo, entre outras. Este desafio arranca no próximo dia 7 de Fevereiro e prolonga-se até ao dia 31 de Março.




Os vencedores ganham produtos Microsoft: uma suite Microsoft Sharepoint Portal Server, cinco vouchers para formação na IT Academy Microsoft e uma viagem à sede da empresa em Redmond, nos Estados Unidos.




A SUN aproveitou ainda para anunciar a extensão do seu apoio à iniciativa e-U com a disponibilização do Java Enterprise System, um software de infra-estrutura dirigido às escolas, com um custo de 50 euros por professor, mais a possibilidade de formação gratuita através da Sun Academic Initiative.




Notícias Relacionadas:

2005-01-21 - e-U comemora dois anos com anúncio de novas vantagens para os universitários