A Sun Microsystems inaugurou uma divisão especialmente destinada a gerir o desenvolvimento open-source, que será comandando por Simon Phipps, como Chief Open Officer. O "Open Source Office" integrará os projectos de desenvolvimento da Sun em código aberto, mas não exercerá controlo sobre as comunidades independentes.

“A Sun está a caminhar para o momento em que todo o seu software será baseado em open source. Tornou-se mais importante do que nunca assegurar a coordenação para promover as melhores práticas e garantir consistência na forma como a Sun se relaciona com as comunidades open source”, afirmou Simon Phipps à C|net. Embora Phipps já esteja envolvido em iniciativas open-source da Sun há dois anos, esta é a primeira vez que a empresa designa um executivo dedicado à actividade.

A abertura desta divisão não é a primeira iniciativa da empresa para organizar os esforços internos e externos em código aberto. Em Junho, a empresa abriu o código fonte do sistema operativo Solaris, criando o projecto denominado OpenSolaris. Durante esse mesmo mês, disponibilizou também o software Java para servidores.

Na prática, o Open Source Office vai ter a missão de integrar todos os projectos de desenvolvimento da Sun em código aberto, mas não exercerá controle sobre as comunidades de desenvolvimento, ressalva Philips m entrevista à C|net. Outra das tarefas da divisão é assegurar que os websites que suportam projectos open-source nunca deixem de funcionar.

O executivo informou à C|Net que está a reunir todos os projectos da empresa, uma vez que também será o responsável pela área de reclamaçõe.

Notícias Relacionadas:

2005-06-14 - Sun cumpre promessa de abrir código fonte do Solaris

2005-06-02 - Sun anuncia aquisição da StorageTek

2005-05-09 - Sun adia lançamento do serviço Sun Grid