A Sun Microsystems afirmou ontem que vai começar a vender servidores Linux de gama baixa equipados com processadores do tipo "x86" e destinados a funções genéricas.



Este anúncio, realizado durante a conferência de analistas organizada por aquela fabricante de computadores e que decorre de 6 a 8 de Fevereiro em São Francisco, marca o abandono da Sun da estratégia de instalar nos servidores o seu sistema proprietário, o Solaris, que consiste numa versão do Unix.



Para além de terem anunciado que iriam apostar mais no mercado de dispositivos de armazenamento de dados, os responsáveis da empresa revelaram que a Sun vai desenvolver uma distribuição completa do sistema operativo open-source Linux. A companhia pretende ainda alargar a sua linha de mini-servidores Linux designada Cobalt.



Acrescentou que vai "participar activamente na comunidade Linux", oferecendo gratuitamente componentes básicos do Solaris. Contudo, a Sun só pretende divulgar mais detalhes sobre o preço e a data de lançamento dos produtos no segundo trimestre de 2002.



Apesar de ter afirmado que tinha expectativas de que os novos produtos Linux deverão aumentar o mercado para o Solaris, também acentuou que vai fortalecer a sua acção a favor de ambientes open source em geral.



"Isto é uma alternativa a quem quer uma alternativa ao ambiente da Microsoft ou da IBM, que são muito controladores", afirmou Ed Zander, director de operações da Sun. A IBM também tem tomado algumas iniciativas em direcção à plataforma de software livre. Em Janeiro anunciou um novo mainframe que corre exclusivamente em Linux.



Jader explicou que esta nova estratégia consiste "numa forma para introduzir aplicações Linux no ambiente do Solaris". Apesar de passar a permitir que programas criados para o Linux corram no seu sistema operativo proprietário, a Sun não tem actualmente planos para possibilitar que aplicações para o Solaris funcionem em máquinas com o Linux instalado.



A entrada da Sun na comunidade Linux de hardware deu-se há cerca de um ano, quando a primeira geração de mini-servidores Cobalt concebida para tarefas especializadas como tratamento do email de uma pequena empresa, foi lançada.


Notícias Relacionadas:

2002-01-25 - IBM aposta no lançamento de mainframes Linux

2002-01-17 - Ataques de hackers através do Solaris acompanhados por investigadores

2001-01-18 - Sun com nova linha de servidores

2000-12-14 - Sun lidera mercado de servidores Unix

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.